A Contabilidade como ferramenta na gestão empresarial.

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2014









CONTABILIDADE
















A Contabilidade como ferramenta na gestão empresarial.





















INTRODUÇÃO

Diante do cenário empresarial competitivo em que se encontram as organizações torna-se cada vez mais importante adotar técnicas de gestão especializadas. Em decorrência de todo o processo dedesenvolvimento da contabilidade, o presente artigo tem como objetivo evidenciar como a Contabilidade Gerencial vem preenchendo lacunas produzindo informações úteis e relevantes aos administradores, ou seja, todos os colaboradores que de uma forma e outra trabalham no meio organizacional. Para facilitar o entendimento do que vem a ser Contabilidade Gerencial, faz-se necessário compreender primeiramente o que éContabilidade. De uma forma sucinta, o conceito de contabilidade, é de uma ciência que estuda, controla e observa o patrimônio de uma empresa. Diante do cenário empresarial competitivo em que se encontram as organizações torna-se cada vez mais importante adotar técnicas de gestão especializadas. Em decorrência de todo o processo de desenvolvimento da contabilidade, o presente artigo tem comoobjetivo evidenciar como a Contabilidade Gerencial vem preenchendo lacunas produzindo informações úteis e relevantes aos administradores, ou seja, todos os colaboradores que de uma forma e outra trabalham no meio organizacional. Para facilitar o entendimento do que vem a ser Contabilidade Gerencial, faz-se necessário compreender primeiramente o que é Contabilidade. De uma forma sucinta, o conceito decontabilidade, é de uma ciência que estuda, controla e observa o patrimônio de uma empresa. Dentro da entidade empresarial a contabilidade abrange vários departamentos, e ela pode ser utilizada, de varias formas como registros de todas as movimentações financeiras, de todas as transações comerciais e de todo processo produtivo da empresa.






















A importânciada contabilidade na gestão empresarial

A contabilidade é o ramo do conhecimento que estuda conceitos de identificação e acompanhamento, no tempo do patrimônio da entidade expresso monetariamente, e consequentemente ela completará a gestão empresarial por ser um importante fator de decisão.
A maior demanda por soluções em questão financeiras complexas por parte dos primeirosexecutivos das empresas; a concorrência cada dia mais acirrada devido a globalização dos negócios; o desenvolvimento das técnicas sofisticadas de gerenciamento com a utilização de meios computacionais e softwares mais ágeis e menos dispendiosos forçaram a Administração à uma dependência e valorização ainda maior da contabilidade.
A contabilidade que hoje conhecemos, é diferente daquelaque era praticada no passado. Antigamente as pessoas viam na contabilidade um instrumento de prestação de contas para o governo, consequentemente o contador era visto como um guarda livros, que somente era acionado quando a fiscalização aparecia.
Nos dias atuais, as coisas são diferentes, a medida que as coisas evoluem, em consequência da mudança do cenário social, econômico e cultural, podemosnotar que a contabilidade também mudou, cada vez mais ela torna-se um instrumento importante dentro das entidades/ organizações; a medida que o profissional da contabilidade reconhece seu papel dentro da sociedade e da economia, acompanhando a mudança cultural de sua área, ele tende a perceber que as informações que ele gera podem de ser de grande importância, não somente para um usuário(governo),mas para vários outros, e principalmente para usuários internos(entidades/organizações), no que diz respeito a tomada de decisões. A medida que torna-se necessário ter informações que possam fornecer dados de relevância para se tomar alguma decisão, a contabilidade e o contador, entram em ação tomando o papel de "criatura e criador", pois ninguém melhor que o contador para interpretar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A contabilidade como ferramenta de gestão empresarial
  • Contabilidade ferramenta de gestão empresarial
  • CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL – UM ESTUDO DE CASO
  • FERRAMENTAS DA QUALIDADE
  • Ferramentas da gestão empresarial
  • O orçamento empresarial como ferramenta de gestão
  • A contabilidade como ferramenta de gestao
  • Contabilidade como ferramenta de gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!