A construção das ciências. – Gérard Fourez (Cap. 2,3 e 4)

701 palavras 3 páginas
Anotações e questões sobre o texto:
A construção das ciências. – Gérard Fourez (Cap. 2,3 e 4)
Capítulo 2 – Reflexões Epistemológicas. O método Científico: a observação.
Tese – Antítese – Síntese (resultado da investigação).

Flor natural. Não é uma flor. É uma flor artificial feita de seda.
Descrição clássica do método científico: “As ciências partem da observação fiel da realidade. Na sequencia da observação, tiram-se leis. Estas são então submetidas a verificações experimentais e, desse modo, postas à prova. Estas leis testadas são enfim inseridas em teorias que descrevem a realidade” (p. 38).
A observação não é puramente passiva, é organizacional. De acordo com meu interesse de ver as coisas, organizo e descrevo. Quando me falta um conceito básico para descrever o que quero observa, apelo para conceitos básicos que possam dar ideia do que observei. Por exemplo: quero descrever uma folha de papel, mas não sei o que é, então digo que é uma coisa branca, etc. (p. 40).
“Em suma, para observar, é preciso sempre relacionar aquilo que se vê com noções que já se possuía anteriormente. Uma observação é uma interpretação: é integrar uma certa visão da representação teórica que fazemos da realidade” (p.40)
Fato: uma interpretação que será preciso provar! “É uma descrição útil, tendo em vista um projeto” (p.44).
O que é definição científica? “[...] é a releitura de um certo número de elementos do mundo por meio de uma teoria; é portanto uma interpretação” (p. 46). Observar é “em nome de uma percepção e de critérios teóricos, relações de equivalência entre o que eu poderia também considerar como diferente” (p.47).
“Não posso descrever o mundo apenas com a minha subjetividade; preciso inserir-me em algo mais vasto, uma instituição social, ou seja, uma visão organizada admitida comunitariamente” (p. 49).
“[...] trata-se de propor um modelo segundo o qual a observação seja uma construção social relativa a uma cultura e a seus projetos” (p. 50).

Relacionados