A construção da sensação de medo em O Exorcista Versão BOCC

3327 palavras 14 páginas
O horror no cinema: a construção da sensação de medo em “O Exorcista”

Ricardo Stabolito Junior1
Centro Universitário Jorge Amado

Resumo
O presente trabalho pretende analisar e compreender como se dá a construção da sensação crescente de medo na versão estendida do filme “O Exorcista” (“The Exorcist”, EUA, 1973), um dos mais importantes e celebrados exemplares do gênero terror/horror já produzidos. Para isso, abordam-se inicialmente aspectos introdutórios sobre este gênero cinematográfico, buscando entender dentro de que ideias está baseada sua produção. Depois, serão aplicadas à película as seis fases progressivas do ciclo emocional do medo definidas pelo pesquisador Emilio Mira y Lopez: prudência, concentração, alarme, angústia, pânico e terror. A partir da identificação de cada uma destas etapas dentro da projeção, espera-se elucidar a gradação criada pelo diretor/roteirista William Friedkin e o roteirista William Peter Blatty para causar temor no espectador.
Palavras-chave: cinema, filme, “O Exorcista”, horror, medo

Conhecida como a “Sétima Arte”, o cinema é uma manifestação recente em comparação com atividades como a pintura ou a literatura. Seu surgimento não data da pré-história ou da antiguidade, mas de dezembro de 1895, quando os irmãos franceses Louis e Auguste Lumière fizeram a primeira exibição pública de imagens projetadas por meio de um aparelho chamado cinematógrafo. Desde então, ano após ano, o cinema ganhou espaço na sociedade como uma forma de entretenimento, reflexão e/ou manifestação artística. Hoje, não é exagero considerar que um filme é “o objeto de arte mais exposto atualmente” e o cinema é “o maior expoente da arte que se estabeleceu e marcou o século XX” (MENDONÇA, 2004, p.2).
O sucesso do cinema com públicos dos mais variados pode ser creditado ao poder que possui de levar o espectador para outras realidades, lugares e épocas – a quebra das barreiras de tempo e espaço, uma liberdade que nos tira do campo do possível ou simplesmente

Relacionados