A Construção Social do Conceito de Infância

Páginas: 4 (864 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
A Construção Social do Conceito de Infância

Houve grande mudança no conceito de criança com o passar do tempo, que tal qual é entendida hoje, resulta inexistente antes do século 16. Na idademédia não havia demarcação clara de fases de vida, assim a consciência social e cultural não aceita a existência autônoma da infância como uma categoria humana diferenciada. Crianças e adultoscompartilhavam os mesmos ambientes e atividades, fossem eles domésticos, de trabalho ou de festa.
A partir do século 17, na Idade Moderna, entre as classes dominantes, surge o primeiro conceito real dainfância, ao se observar a dependências dessas. As crianças, vistas apenas como seres biológicos, passaram a ser diferenciadas dos adultos, pois necessitavam de grandes cuidados e proteção, assim como de umarígida disciplina, a fim de educá-las para se transformarem em adultos socialmente aceitos. Com a institucionalização da escola, o conceito foi evoluindo lentamente. Atualmente, a faixa de idade na qualse é criança ainda é discutida, porém a concepção de infância já mudou, sendo uma fase na qual o crescimento se desdobra em diferentes fases emocionais e intelectuais.
A educação infantil teve uminicio agressivo, pois era utilizado um método de punição física quando havia algum erro, na maioria das vezes. Rousseau propôs uma educação sem punições severas, o que trouxe um avanço para a educaçãoda criança. Mais tarde, Durkheim buscou entrelaçar a infância com os princípios de moral e disciplinarização. Pode-se ver que a própria escolarização da criança trouxe benefícios para entender melhoressa fase.
Na maior parte da história, crianças com mais de sete anos eram tratadas como adultos, realizando as mesmas atividades, vestindo-se como eles e, até mesmo, ingressando na comunidadesexual. Esse período ocorreu antes que a ideia de inocência infantil fosse concebida, o que ocorreu primeiramente no iluminismo, como uma ideia primitiva ainda e teve seu apogeu durante o século 20...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese sobre A construção social do conceito de infância
  • a construção histórica social de infancia
  • RESENHA: A Infância Como Construção Social
  • A construção histórico-filosófica do conceito de infância
  • A construção Histórico-filosofico do conceito de infância
  • A construção histórico-filosófica do conceito da infância
  • A construção histórico-filosófica do conceito de infância
  • A construção histórico-filosófica do conceito de infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!