a construção histórica social de infancia

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
A construção histórica social do sentimento de infância
É só a partir do século XVI que mudanças de concepções referentes à criança e a infância são notadas. Do século XVI para o XVII,na Europa,começam a perceber a criança como um ser diferente do adulto. Surge um sentimento de infância. Sentimento esse um pouco distorcido, uma vez que as crianças eram vistas comoobjeto lúdico dos adultos. Umsentimento que poderíamos chamar de paparicação.

O sentimento da infância não existia - o que não quer dizer que as crianças fossem negligenciadas, abandonadasou desprezadas. O sentimento dainfância não significa o mesmo que afeição pelas crianças: corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingueessencialmente a criança do adulto, mesmo jovem. Essaconsciência não existia

Nesse momento que a infância estava começando a ser descoberta na Europa como uma idade específica da vida, poisinexistia o sentimento de infância antes da Idade Moderna,constituía a época em que estava ocorrendo à colonização do Brasil. Dessa forma, os europeus, enquanto colonizadores trouxeramseus valores, costumes, e naturalmente suas idéias referentes à infânciapara o Brasil. Assim, dentro dessa nova construção moderna, foram sendo soterradas concepções de criança como umadulto anão e paulatinamente foi cedendo lugar para a afirmação da infância como umaconstrução social.

Enquanto na Idade Média, as crianças aprendiam tudo através das relações diárias comos mais velhos, no princípio da Idade Moderna começa a existir uma segregação dessa criançahavendo, inclusive ambientes diferentes, ou seja, aqueles destinados aos adultos e outros àscrianças. Essa concepção da Idade Moderna remete a questão que, para se ter uma boa educação, as criançasprecisavam afastar-se do convívio social do qual não pertencia, o mundo dos adultos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção histórica social do sentimento de infância
  • Infância e educação: uma construção histórica- visando transformações sociais
  • A Construção Social do Conceito de Infância
  • RESENHA: A Infância Como Construção Social
  • Construção histórica das políticas sociais no brasil
  • Síntese sobre A construção social do conceito de infância
  • a construção historica da participação na politica social do brasil
  • “Cidadão”: uma construção social, histórica, cultural e discursiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!