A construção do sentido do texto “A verdadeira história dos três porquinhos”

Páginas: 26 (6460 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
FACULDADE SABERES
VERA NUNES BASTOS



















A construção do sentido do texto “A verdadeira história dos três porquinhos”


















Vitória
Janeiro 2014

RESUMO

O presente trabalho se propõe a analisar o processo de construção de sentido do texto A Verdadeira História dos TrêsPorquinhos, de Jon Scieska e Lane Smith, traduzido por Pedro Maia, a partir do que recomenda Linguística Textual, mais especificamente sobre o que reza Koch a respeito do assunto. A escolha do texto em questão deu-se, em virtude, do fato dele exemplificar, claramente, o uso da linguagem como forma de ação sobre o mundo dotada de intencionalidade, caracterizada pela argumentatividade.

SUMÁRIOINTRODUÇÃO...........................................................................................................04
1 A TRAJETÓRIA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL......................................................04
2 A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO........................................................06
3 A ANÁLISE DA VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.............. 09
CONSIDERAÇÕESFINAIS.......................................................................................17
REFERÊNCIAS..........................................................................................................18
ANEXOS....................................................................................................................19

INTRODUÇÃO

Desde os anos iniciais da educação básica,a escola deve promover o ensino da língua portuguesa com base em textos diversos, a fim de que os estudantes percebam a existência de uma relação entre frases e parágrafos que determina a construção de sentido de um texto.
Tal relação não é de fácil compreensão. Daí a grande contribuição, para o ensino da Língua Portuguesa, da Linguística Textual, cujo objeto de estudo são os mecanismos,através dos quais se procede a organização textual. A percepção e domínio, pelos alunos, dos recursos que fazem com que frases e parágrafos constituam uma unidade textual, repercutirá em sua capacidade de leitura e produção de texto. Além, é claro, do fato de que o reconhecimento da importância do estudo de algo sempre facilita o seu aprendizado.
O presente trabalho se propõe a analisar o processo deconstrução de sentido do texto A Verdadeira História dos Três Porquinhos, de Jon Scieska e Lane Smith, traduzido por Pedro Maia, a partir do que recomenda a Linguística Textual sobre a tessitura do texto, mais especificamente sobre o que reza Koch a respeito do assunto. A escolha do texto em questão deu-se, em virtude, do fato dele exemplificar, claramente, o uso da linguagem como forma de açãosobre o mundo dotada de intencionalidade, caracterizada pela argumentatividade, uma vez que não existe um só texto dela desprovido. Até mesmo naqueles que denominamos narrativos, ela se encontra presente em maior ou menor grau.
É imprescindível que o estudante compreenda a real importância da língua como instrumento de interação social e, consequentemente desenvolva uma visão crítica do mundoque o cerca. É neste cenário que despontam os textos da literatura infanto-juvenil como grandes aliados do professor de Língua Portuguesa na tarefa de tornar o aluno apto a compreender, analisar, interpretar e produzir textos verbais.

1 A TRAJETÓRIA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Atualmente, a Linguística Textual tem como objeto de estudo o texto, unidade básica de manifestação da linguagem, uma vezque a comunicação humana se realiza através dele e que existem várias ocorrências da língua que só podem ser esclarecidas no ambiente textual. Mas nem sempre foi assim.
Da segunda metade da década de 60 até meados da década de 70, a Linguística Textual tinha por objeto de estudo os fenômenos sintático-semânticos ocorrentes entre enunciados ou sequências de enunciados, ou seja, os mecanismos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A verdadeira história dos três porquinhos
  • A verdadeira Historia dos 3 porquinhos
  • A verdadeira história dos 3 porquinhos
  • o q e a historia tres porquinhos?
  • Historia infantil os tres porquinhos
  • a origem da historia dos tres porquinhos
  • A verdadeira história dos três porquinhis
  • Plano de aula da história os três porquinhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!