A construção do saber

Páginas: 9 (2234 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013

LAVILLE, Christian e Jean Dionne. A Construção do saber. Editora UFMG 2008.
História do Direito
Palmas, 05 de outubro de 2013.

1.Delimitação de Leitura

O conhecimento está descrito como ato ou efeito de conhecer, ideia, noção de alguma coisa: conhecimento das leis, informação, conhecimentode um fato. Mas o conhecimento vai muito alem disso, é um aprendizado continuo e permanente, uma forma de se aprender com o que vemos todos os dias, com o que fazemos, e a partir daí conhecemos. Rege nossas atitudes e nossas escolhas, porque a partir do que conhecemos sabemos como deve ou não ser feito. Existe o saber comum e o saber científico que foram bem especificados no texto, diferenciandoum do outro.

2. Análise Textual

Desde o inicio da raça humana, o conhecimento está presente, desde que nasce está tendo um aprendizado diário, continuo, seja pelo que experimenta, seja pelo que é passado pelos mais velhos. A vontade de aprender é natural e presente em todo ser humano, pois quanto mais profundamente se conhece algo mais vai saber sobre o assunto.
Na época das cavernas oshomens já demonstravam ter uma necessidade de conhecer, tanto o ambiente em que viviam quanto a necessidade de sobrevivência, tinham que conhecer o perigo e uma maneira de viver protegido. Foi através da necessidade de aprender que descobriram o fogo, a roda, a maneira de se desenvolver e de viver.
Pode se obter o conhecimento através do senso comum, através daquilo que se aprende com os pais,tios, avós e pessoas mais velhas que relatam suas experiências e essas se tornam conhecimento. Esse conhecimento, que é passado de pai para filho, é um conhecimento simples, que se aprende no “disque me disse”, sem regras, sem fundamento científico, sem base em estudos e técnicas. Através do conhecimento que é adquirido a cada tempo pode-se conhecer e entender a consequência de certas atitudes, comopor exemplo: saber que o fogo queima e que a água molha. E esse aprendizado é repassado para seus sucessores continuamente.
O conhecimento pode ser passado através do conhecimento original, que é o senso comum conhecimento de tradição que é transmitido pelo conhecimento já vivido pelo seu antepassado, pelas autoridades e religiões e, finalmente, o conhecimento cientifico.
As praticas que eram aover da igreja repugnante, foram passadas como sendo proibidas como casamento entre primos, entre pessoas do mesmo sexo, escolhendo assim o que lhe seria mais apropriado como certo e o que não lhe agradava como errado. Assim as autoridades também passam o seu saber para o seu bem próprio.
Depois de muito tempo acreditando que o saber de outras pessoas muitas vezes poderia estar errado começou aser exigido um fundamento mais detalhado e especifico sobre tudo o que acontece ao seu redor. Então o ser humano foi evoluindo e criando expectativas maiores de conhecimento querendo saber o porquê das coisas, como por exemplo: porque não se pode comer leite com manga. O saber que antes era passado daquilo que foi dito ou falado por outros agora já não é mais aceito de uma forma irracional, porexemplo: se uma religião exponha seu saber e uma pessoa não acredita, não crê na igreja também não vai crer naquilo que ela sabe, prega.
Depois, com o passar dos anos, já utilizados os conhecimentos espontâneos, por intuição, pela tradição, pela autoridade, religião e o conhecimento de dedução e indução contempla se o século das luzes com o seu principal conhecimento a virada das Artes e dasLetras, sendo assim o pensamento cientifico começa a ter forças. Após a utilização de varias experiências do saber chegasse à objetividade, por meio da experimentação e as leis.
No século XX e no século atual, busca o conhecimento através de varias pesquisas de disciplinas diferentes e complexas, tenta conhecer os fatos sociais e humanos através da experimentação e observação do que ocorre no seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção do saber
  • Construção de saberes
  • A construção do saber
  • a construção do saber
  • Resumo a construção do saber
  • A construção do saber no ensino superior.
  • Resumo A construção do saber
  • Resumo A Construcao Do Saber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!