A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas.”

Páginas: 2 (401 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
LAVILLE, C.; DIONNE, J. “A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas.” Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999
Os autores, professoresda Universidade de Laval, no Canadá, nos capítulos 4 e 5 do livro, tratam do problema e da pergunta como o caminho ideal para o desenvolvimento de uma pesquisa. Segundo o que é dito nos capítulos, asperguntas são o pontapé inicial para que uma pesquisa possa ter início, pois a partir delas será possível buscar o conhecimento sobre determinado tema que o pesquisador pretende explorar.
Após aprimeira explicação, é abordada, mais detalhadamente, a forma com que a pesquisa é dividida. As divisões são conceito, teoria e valores. Cada um se refere a um estágio por qual o pesquisador passa emrelação aos desejos e conhecimentos sobre o tema da pesquisa.
Após o problema e a pergunta, é dado início a hipótese, que pode ser classificada como a primeira resposta da pergunta, ou a primeirasolução do problema. Mas ainda não quer dizer que seja o final do processo de pesquisa, já que, com a hipótese, outras perguntas surgem ao pesquisador.
As perguntas também podem ser divididas em três: sersignificativa, clara e exequível. Estas três necessidades servem para mostrar que é justificável a busca pela resposta de uma pergunta. Sem que a pergunta seja, de fato, importante; que o tema dela sejaclaro e de fácil compreensão; e que tenha os meios precisos para se chegar na resposta, a pergunta não seria viável.
Com a pergunta e o problema bem delimitados, o pesquisador pode se direcionar àcomprovação da sua teoria. Neste ponto, já bem encaminhado da pesquisa, é preciso distinguir qual tipo de pesquisa será feita: a fundamental, que serve para preencher a falta de conhecimento existentesobre o tema abordado; ou a aplicada, que visa complementar conhecimentos já existentes.
Os fatos brutos são informações que não servem como um objeto de reflexão, porém servem para melhor se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.
  • A construção do saber – Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas.
  • LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. "Problema e Problemática", In: A construção do saber: manual de metodologia da...
  • LAVILLE, C.; DIONNE,J. A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas. Capítulos 4 e 5. Porto Alegre: Editora...
  • Metodologia das ciências humanas
  • Para pensar a metodologia de pesquisa nas ciências humanas
  • resenhas sobre a metodologia nas ciencias humanas
  • Metodologia Ativa e seus benefícios na construção de novos saberes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!