A construção do saber – Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas.

Páginas: 4 (804 palavras) Publicado: 20 de junho de 2014

LAVILLE, Ch.; DIONNE, J. A construção do saber – Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre, Artmed, 1999. Capítulo 6 – As estratégias de verificação

Determinada ahipótese, cabe ao pesquisador tomar as decisões que concernem sua verificação. Inicialmente, é preciso coletar informações e dados consideradas significantes, e isto depende do pesquisador, visto que suaseleção confere significância a estes dados. A pesquisa pode se basear em dois tipos de dados: criados ou existentes. Dados criados são coletados a partir de uma intervenção deliberada, enquanto dadosexistentes já estão presentes na situação do estudo e o pesquisador não precisa intervir.
Para comprovar que as alterações presentes nos dados são parte da explicação do problema, é preciso controlaro experimento, havendo um ponto de referência, grupo de controle, ou equivalente. Esta é uma forma de isolar a causa de modificação, tentando minimizar a influência de fatores externos - o que, naverdade, sempre ocorrerá, visto que em ciências sociais não se pode ter fé no isolamento absoluto de uma causa única. Um dos pontos importantes para se permitir uma análise acurada é que os dois grupos- o observado e o de controle - possuam equivalência. A melhor forma de assegurar equivalência é com a escolha ao acaso, aleatória, como forma mais confiável de seleção.
Pesquisas experimentais,nascidas no contexto positivista, são fortemente marcadas pela ideia de controle de variáveis, com possibilidade de isolamento da observação, ainda que em ciências sociais e grupos de seres humanos onível de controle de todas as variáveis seja baixo. Ainda, é impossível repetir observações de forma idêntica às ciências naturais, visto que grupos diferentes de humanos produzem observações sobre cadagrupo, diferente de elementos químicos, quando as observações sobre um elemento geralmente vão ser sempre válidas para este.
Neste contexto, define-se variável como fatores suscetíveis a variações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas.”
  • LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. "Problema e Problemática", In: A construção do saber: manual de metodologia da...
  • Para pensar a metodologia de pesquisa nas ciências humanas
  • Resumo do texto caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas
  • Bibliografia Periódicas (Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas
  • LAVILLE, C.; DIONNE,J. A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas. Capítulos 4 e 5. Porto Alegre: Editora...
  • Metodologia das ciências humanas
  • Metodologia da pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!