A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2014
Fichamento 1 – Metodologia de Pesquisa em Comunicação 1

A Pesquisa Científica Hoje. (Cap. 2 ). In: LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa emciências humanas. [tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri]. Porto Alegre: Artmed ; Belo Horizonte : Ed. da UFMG, 1999. pp.31-47.

A fase inicial de desenvolvimento das ciências humanas,entre o fim do século XIX e o começo do século XX, foi conduzida pela perspectiva positivista. Seguindo o modelo das ciências da natureza, o método positivista apregoava que todos os fatos sociaisdeveriam seguir a natureza precisa e científica.
Isto significa que, para os positivistas, os fatos deveriam ser observados assim como os fatos da natureza, sem ideias preconcebidas. Em seguida, paradeterminar suas causas, submetê-los à experimentação. Por fim, tomando uma medida precisa das modificações causadas pela expe­rimentação, extrair as explicações gerais dos fatos e determinar as leisnaturais que os regem.
O grau de complexidade das ciências humanas, a imprevisibilidade das ações do homem e outros fatores, levaram a uma progressiva exaustão do modelo positivista. Desde muitocedo, as limitações desse modelo se tornaram evidentes, assim como a sua inadequação ao objeto de estudo: o ser humano. Diferentemente de dois corpos químicos, que, quando submeti­dos à experimentação,reagem de uma maneira esperada, os seres humanos agem de forma imprevisível.
O envolvimento do pesquisador com os fatos humanos foi igualmente questionado pelos contrários ao modelo positivista. Ospositivistas defendiam que o pesquisador deveria ser um observador objetivo, sem qualquer ideia preconcebida. No entanto, o pesquisador em ciências humanas é também um ator que influen­cia seu objetode pesquisa. Diante dos fatos sociais, ele tem preferências, inclinações e interesses particulares que são considerados em seu sistema de valores.
O positivismo revelou-se, assim, rapidamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção do saber – Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas.
  • A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas.”
  • LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. "Problema e Problemática", In: A construção do saber: manual de metodologia da...
  • Para pensar a metodologia de pesquisa nas ciências humanas
  • Resumo do texto caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas
  • Bibliografia Periódicas (Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas
  • LAVILLE, C.; DIONNE,J. A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas. Capítulos 4 e 5. Porto Alegre: Editora...
  • Metodologia das ciências humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!