A construção do saber científico algumas posições.

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA




SÉRGIO CORDEIRO DA SILVA















A CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: ALGUMAS POSIÇÕES.




JEQUIÉ
2013
SÉRGIO CORDEIRO DA SILVA









A CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: ALGUMASPOSIÇÕES.






Resumo apresentado à disciplina Teoria e Métodos de Pesquisa do Curso Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (UESB), para afins avaliativos sob orientação de Vital Ataíde.








JEQUIÉ
2013

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de(Org). Construindo o saber – Metodologia científica: Fundamentos e técnicas. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.




Kuhn afirmava que nem o empirismo lógico nem a teoria de Popper são capazes de oferecer uma compreensão adequada da ciência. Para ele, a ciência só pode ser adequadamente apreendida por uma teoria que leve em conta sua dimensão histórica. Sua teoria gravita em torno de quatrocategorias fundamentais: ciência normal, paradigma, crise e revolução.
Na ciência normal, o cientista, através de instrução e treinamento, desenvolve uma determinada concepção acerca da natureza, um modo especial de enxergar a realidade, objeto de investigação de sua área de pesquisa. A ciência normal não está, primariamente, orientada para a descoberta do novo. Pelo contrario, sua preocupaçãobásica é a de submeter a natureza a esquemas conceituais fornecidos pela educação profissional.
Kuhn percebeu que os paradigmas são elementos essenciais do método científico. A partir do momento em que um paradigma se impõe a uma comunidade de pesquisadores, verificam-se as seguintes consequências: no plano cognitivo, surge consenso no que diz respeito à natureza dos fenômenos, desaparecendo assim, asescolas e teorias rivalizantes acerca da constituição dos fenômenos. No plano social, surge uma comunidade de cientistas que possuem as mesmas convicções, partilhando o mesmo paradigma.
M. Mastermann realizou uma análise do conceito de paradigma na obra de Kuhn e detectou 21 acepções diferentes desse conceito e que podem ser agrupadas em três categorias: o primeiro significado é de cunhofilosófico, já que Kuhn afirma que a ciência envolve um elemento de fé e que o paradigma determina nossa imagem de mundo e de todo o nosso modo de perceber a realidade. O segundo significado refere-se à estrutura social da comunidade científica, onde os paradigmas são realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modulares para uma comunidadede praticantes de uma ciência. O terceiro significado, onde frequentemente ocorre que uma determinada realização científica é tomada como modelo para soluções de problemas em outras áreas de estudo.
O paradigma determina a região da realidade a ser recortada, delimitada e transformada em objeto de pesquisa científica. Com isso, o espaço em que se desenvolvem os problemas se restringe ao âmbitodaquilo que é coberto pelo paradigma. A partir dessa perspectiva, o que ultrapassa essas fronteiras é desqualificado como não-científico.
Mas a ciência não vive só de triunfos. Surgem fenômenos desafiantes, proibidos pelo paradigma, fracassando as tentativas de dominar as dificuldades. A fase do triunfo, da acumulação bem-sucedida de saber, cede lugar agora a um período de crise, pois acredibilidade do paradigma sofre um sério revés, enfrentando um período de ceticismo quanto ao futuro de seu desempenho. Diante do fracasso do paradigma e em meio a um ceticismo da comunidade, proliferam ideias a respeito de como as anomalias podem ser enfrentadas e as crises terminam com a emergência de um novo paradigma e com a subsequente batalha para a sua aceitação, surgindo assim uma revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A dialética na construção coletiva do saber cientifico
  • Saber Científico
  • saber espontaneo e saber cientifico
  • Saberes Cientifico
  • A construção do saber
  • A construção do saber
  • Construção de saberes
  • A construção do saber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!