A CONSTRUÇÃO DO JOGO QUEBRA-CABEÇA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DA LEITURA/ESCRITA – UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO

Páginas: 44 (10953 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS S/C LTDA

THATIANE FERREIRA GOMES
















A CONSTRUÇÃO DO JOGO QUEBRA-CABEÇA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DA LEITURA/ESCRITA – UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO











UBERLÂNDIA
2007
SUMÁRIO


Resumo 08

Abstract 09

Introdução 10

Capítulo 1 – A importância do jogo na apropriação da leitura e escrita 161.1 Contextualizando a psicopedagogia 16
1.2 Conceituando aprendizagem 19
1.3 O jogo na aprendizagem 24
1.4 Aprendizagem significativa 29

Capítulo 2 – Estudo de Caso 31

Conclusão 36

Referências 38

Anexo 42













RESUMO


Este trabalho apresenta um estudo de caso no qual foram realizados atendimentospsicopedagógicos. A criança atendida tem oito anos de idade, é estudante de uma escola pública estadual, e atualmente ela cursa a 1ª série do ensino fundamental. A criança foi encaminhada para atendimento psicopedagógico, pela escola tendo como queixa inicial dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. Para a realização do trabalho buscou-se ampliar a compreensão sobre o diagnóstico psicopedagógico e aproposta de intervenção, embasando-se nas teorias de Piaget, Alessandrini, Carleto, Fernández, Macedo, dentre outros. Durante o diagnóstico, foram observados aspectos afetivos, motores, cognitivos e sociais. O trabalho teve como proposta de intervenção a criação do jogo quebra-cabeça, cuja imagem utilizada para confeccioná-lo está relacionada com o ambiente no qual a criança em estudo vive.Constatou-se neste trabalho, a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e da relação psicopedagogo e cliente. Para realização dos atendimentos foram utilizados instrumentos psicopedagógicos, os jogos ganharam espaço na intervenção. Foram realizados vinte e três atendimentos - durante o período de 31/01/2007 a 25/07/2007, além de entrevista com a coordenadora da escola e com a família dacriança.

Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem, Atividades lúdicas, Jogos, Psicopedagogia.

























INTRODUÇÃO

A iniciativa de fazer o curso de psicopedagogia foi devido à oportunidade que o mesmo oferece em trabalhar mais próximo com crianças que têm dificuldades de aprendizagem, além da importância de buscar um respaldo teórico para intervirjunto aos indivíduos que apresentam algum déficit em seu processo ensino-aprendizagem e, também pelo fato de possibilitar o desenvolvimento da articulação entre várias áreas do conhecimento.
Durante a realização do curso, foram vários os entraves por nós encontrados, mas todos eles solucionados no decorrer do curso, e a partir dos mesmos, descobrimos formas de enfrentar os problemas semconstrangimentos e expressar mais nossas opiniões.
O primeiro entrave apareceu durante o estágio, pois tivemos que fazer o desligamento do cliente no meio dos atendimentos. O desligamento foi devido às faltas sem justificativa, atingindo um total de 6 faltas e a mudança de endereço da família da criança, o que veio impossibilitar a presença da mesma nos atendimentos.
A primeira criança atendida por nóstinha 07 anos de idade, é do sexo feminino, e estava cursando a 1ª Série do Ensino Fundamental em uma escola estadual da cidade de Uberlândia – Minas Gerais.
O seu encaminhamento foi feito pela escola sob a queixa de dificuldade na leitura e escrita. Os atendimentos foram realizados em uma clínica psicopedagógica com duração de 50 minutos cada sessão (uma vez por semana), os atendimentos tiveraminício em 24/08/2006 e encerramento em 24/01/2007, somando ao todo 13 sessões.
Durante os atendimentos não foi possível a realização da anamnese, pois no dia agendado, para tal procedimento, a responsável pela criança não compareceu.
Com a utilização dos instrumentos psicopedagógicos, a queixa foi confirmada, além da criança ter apresentado dificuldade no pensamento lógico-matemático. Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso: dificuldades na aprendizagem da escrita e leitura
  • JOGO: AGENTE SOCIALIZADOR E FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
  • Dificuldades de aprendizagem: leitura e escrita
  • Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
  • DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA
  • Construção da leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!