A Construção do Conhecimento Segundo Piaget

Páginas: 6 (1359 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Goianésia
Prof. Nilma Toledo
Disciplina: Bases Epistemológicas e Educação
Alunas: Luciana Faria e Ecinele Nascimento
2o Período de Pedagogia
Goianésia, 10 de setembro de 2014




A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO PIAGET

A Organização e a Adaptação
Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação: elas são doisprocessos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo. Adaptação é a essência do funcionamento intelectual e biológico.

Os Esquemas
Os esquemas são estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Pode ser padrão de comportamento ou pensamento, queemerge da integração de unidades mais simples e primitivas em um todo mais amplo, mais organizado e mais complexo. Os esquemas não são fixos, mas mudam continuamente, são estruturas intelectuais que organizam os eventos como elas são percebidas pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns.
Autores sugerem que imaginemos um arquivo de dados na nossa cabeça. Osesquemas são análogos às fichas deste arquivo, ou seja, são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio.
São estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que tornam-se cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
Por este motivo, os esquemas cognitivos do adulto são derivados dosesquemas sensório-motores da criança e, os processos responsáveis por esses mudanças nas estruturas cognitivas são assimilação e acomodação.

A Assimilação e Acomodação
Assimilação:
É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito.
Em outraspalavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.
Acomodação:
É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação.
Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.
O balanço entreassimilação e acomodação é chamado de adaptação.
O indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento cognitivo ao longo da sua vida. O desenvolvimento dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo esta formulação, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisaadaptar esses dados à estrutura mental já existente. O processo de modificação de si próprio é chamado de acomodação. Este esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra alguma alteração pela nossa parte. Ou seja, tudo o que aprendemos é relacionado com aquilo que já tínhamos aprendido.

A Teoria da Equilibração
A teoria da equilibração é um ponto de equilíbrio entre aassimilação e a acomodação, considerado como mecanismo autorregulador de interação da criança com o meio-ambiente. A teoria da equilibração é notada principalmente frente a dois postulados organizados por Piaget:
Primeiro Postulado: Todo esquema de assimilação tende a alinhar-se, isto é, a incorporar elementos que lhe são exteriores e incompatíveis com a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da ação na construção do conhecimento segundo piaget.
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS SEGUNDO MÁRIO SÉRGIO CORTELLA
  • Segundo Piaget
  • LINGUAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO SEGUNDO PIAGET
  • Monografia: a formação do conhecimento na criança segundo jean piaget: uma visão epistemológica
  • o jogo segundo Piaget
  • Fass do desenvolvimento segundo Piaget
  • Adolescencia segundo Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!