A construção de uma nova fase - a escola de enfermagem de natal

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A construção de uma nova fase
A Escola de Enfermagem de Natal

O texto ‘A construção de uma nova fase: a Escola de Enfermagem de Natal’ que tem como autoras Cleide Oliveira Gomes, FranciscaNazaré Liberalino e Francisca Idanésia da Silva relata como foi a trajetória da formação da Escola de Enfermagem de Natal.
Na década de 1990 a então Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal começa asua transformação e expansão considerando as necessidades de expansão dos serviços de saúde pública. Nesse tempo a escola ainda apresentava grande precariedade no que diz respeito aos recursos humanos,a falta de profissionais exclusivos era o pior agravante, uma vez que o corpo docente era totalmente vinculado à Secretaria de Educação e Cultura. O orçamento da escola também era dependente asecretária.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394, do dia 20 de dezembro de 1996 o ensino profissionalizante sofreu profundas modificações. Essa lei estabelece critérios para aeducação profissional. O nível de educação profissional possui grande curricular organizada, própria e independente que pode ser oferecida paralela ao ensino normal ou após.
Algumas escola técnicas quese filiaram ao Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas cinculadas às Universidades Federais (CONDETUF) possuíam autonomia, então visando essa possibilidade de autonomia o Departamento eEnfermagem , tendo a frente a professora Francisca Nazaré Liberalino, o professor João Inácio da Silva Filho e o presidente do referido conselho foram as pessoas que estimularam a solicitação, dafiliação da Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal (EAEN) à CONDETUF. A CONDETUF é um órgão responsável pela distribuição de recursos humanos e financiamento do Ministério da Educação e Cultura (MEC)para as escolas técnicas federais, que tinham como linha de ensino exclusivamente o ensino profissional.
Porém para habilitar-se legalmente ao CONDETUF, a escola precisou realizar algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola: espaço de construção de uma nova relação social com o saber
  • CONSELHO ESCOLAR: OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES NA ESCOLA.
  • Uma Nova Fase
  • Nova fase
  • fases de uma construção
  • Nova Era Construção
  • as fases na escola
  • Paulo freire e a educação libertadora: um modelo para a construção de uma nova escola.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!