A CONSTRUÇÃO DAS HIERARQUIAS: OU AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO PUBLICO E PRIVADO EM ATENAS

Páginas: 7 (1525 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
A CONSTRUÇÃO DAS HIERARQUIAS: OU AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO PUBLICO E PRIVADO EM ATENAS


Resumo
A presente pesquisa tem por foco a interpretação das hierarquias existentes no ambiente privado ateniense, oikia. A análise é contextualizada entre os séculos V e IV a.C. De início, busca-se retratar os principais aspectos do ambiente público, representado pela política – atividade distintiva doscidadão. A esfera pública é analisada como elemento comparativo ao ambiente privado, a partir disso elenca-se as características das relações privadas, compreendendo as assimetrias existentes no interior da oikia.
Palavras-Chaves: Atenas; Público; Privado; Hierarquias.

1. A BUSCA DOS CONTRASTES: AS REPRESENTAÇÕES DO PÚBLICO
A compreensão acerca do público e do privado em Atenas parte dacompreensão do conceito de “representações” proposto por Roger Chartier. Segundo esse autor, representações são princípios para identificar os modos como em diferentes lugares e ocasiões um determinado fato é sistematizado, pensado e dado a ler. Isso porque, o hábito social, as construções dos sentidos do mundo, por uma comunidade específica de homens e mulheres, decorrem da forma como asrepresentações são constituídas e incorporadas uma vez que se trata de interpretações vigentes numa cultura. Nesse sentido, aplica-se o conceito de “representações”:
As representações do mundo social assim construídas, embora aspirem à universalidade de um diagnóstico fundado na razão, são sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam. Daí, para cada caso, o necessário relacionamento dosdiscursos proferidos com a posição de quem os utiliza. (CHARTIER, 1987, p. 17)

Desta forma, analisa-se as especificidades do público e do privado e as semelhanças/distinções entre esses dois ambientes a partir das relações estabelecidas entre os atenienses.
Em Atenas, no séculos V e VI a.C, o conceito de público partia, principalmente, das relações políticas condicionadas pela participação doscidadãos nas instituições da pólis, tais como a Eclésia, a ágora, templos entre outros ambientes no qual as discussões sobre as decisões do interesse da cidade-estado ocorriam. De forma geral, conforme Arendt, constituía o contexto da vida pública dos atenienses os seguintes aspectos:
O termo "público" remete para dois fenômenos distintos embora correlacionados. Em primeiro lugar "público"centra-se na ideia de acessibilidade: tudo o que vem a público está acessível a todos: pode ser visto e ouvido por todos (...).
Em segundo lugar, o termo "público" centra-se na ideia de comum a todos nós e diferente do lugar que nos cabe dentro dele. (ARENDT, 2001, pp. 59-62¬)
Somando-se às características elencadas por Arendt, pode-se afirmar que a valorização do discurso; as práticas públicas sãoduas características político-culturais em Atenas. Além desses, um terceiro fator, de essencial importância como elemento de contraste ao ambiente privado, está ligado a condição isonômica dos cidadãos em ambiente dominado pela esfera pública. A isonomia seria a similitude em direitos e deveres, vinculados ao cidadão, ao corpo político e a cidade na qualidade de hómoioi, isto é, de igual emtermos políticos, pois o estatuto político de cidadão, do indivíduo propiciava o estabelecimento de relações horizontais.
Os cidadãos exerciam sua vida pública através das relações em comum na pólis. Ser cidadão na pólis, pertencer aos poucos que detinham de fato liberdade entre si, pressuponha um estado de luta, uma vez que, cada cidadão procurava demonstrar suas virtudes perante os outros como formade afirmação, usando o discurso e/ou palavra para validar essa autenticidade. Assim, a pólis constituía-se um lugar reconhecimento social. Desta forma a política é entendida como o espaço dos iguais (homoioi). Como assinala Theml (1988, p.39):
A pólis era a koinonía politiké, de homens adultos, de condição livre eleutheroí, com direito à participação política, à propriedade da terra e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • espaço publico e espaço privado
  • espaço publico e espaço privado
  • Espaço público x espaço privado
  • Relação entre Espaço Público e o Espaço Privado
  • O Acesso Público ao Espaço Privado
  • Fichamento da "mulher nos espaços público e privado
  • O espaço e suas representações
  • Publico e privado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!