A CONSTRUÇÃO DA MORAL DA CRIANÇA DE ACORDO COM PIAGET, DURKHEIM E FAUCONNET.

Páginas: 30 (7430 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
2. A CONSTRUÇÃO DA MORAL DA CRIANÇA DE ACORDO COM PIAGET, DURKHEIM E FAUCONNET.
Na construção de sua obra Piaget se interessou em compreender o desenvolvimento cognitivo em várias fases, e dentro desta perspectiva teórica este se preocupou em estudar a moral da criança, e como esta é formada, se indagando como as crianças lidam com as regras de jogo ou sociais, e o que se pode esperar de cadaidade do desenvolvimento humano no que diz respeito às relações da criança com os aspectos da justiça e da moral. Piaget, assim, se debruçou sobre estas questões, baseando seus experimentos e observações, propondo assim, uma forma pela qual as crianças lidam com as regras, com a justiça e a moral, sendo que estas se modificam ao longo do processo de desenvolvimento.
Em seus estudos sobre a noçãode Justiça, observou uma oposição entre dois tipos de respeito, e concomitantemente entre duas morais: A da obrigação, heterônoma e a da cooperação ou autônoma. As suas pesquisas permitiram classificar a noção de justiça em três períodos do desenvolvimento, sendo elas:
Subordinação a autoridade adulta (até sete-oito anos)
Igualitarismo progressivo (de oito-onze anos)
Justiça igualitária (de onzeem diante)
Para ele, o jogo é uma forma de evitar generalizações precipitadas das implicações desta moralidade, transformando está em formas mais amplas e significativas da moralidade em geral. Piaget elabora etapas do desenvolvimento moral baseado nas suas inferências a partir do estudo do jogo. Não se questiona de início se a regra do jogo tem a mesma natureza que a da norma moral imposta peloadulto. O que importa não é o conteúdo da regra, mas a forma como a criança segue a regra, no que diz respeito aos aspectos da adesão e da compreensão nos diferentes estágios de seu desenvolvimento.
Sendo assim, torna-se de suma importância divulgar o desenvolvimento da moralidade na teoria piagetiana para educadores, pois ajudara estes a observar a confluência de diferentes aspectos dodesenvolvimento e no próprio desenvolvimento da moralidade, e com isto a psicologia pode dar algumas respostas, sendo a teoria piagetiana uma contribuinte para se esclarecer uma série de questões, e compreender o desenvolvimento da moralidade, redefinindo assim, o compromisso com a Educação e o papel que os educadores devem desempenhar.
Além de Piaget, outros autores se interessaram pelo desenvolvimentoda moralidade, sendo um deles DURKHEIM, ao qual, acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo, ou seja, a educação é uma socialização de jovem geração pela geração adulta, e quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. As conseqüências individuais são formadas pela sociedade, sendo a construção doser social, feita em boa parte pela educação, ao qual o indivíduo assimila uma série de normas e princípios, sejam eles morais, religiosos, éticos ou de comportamento, formando a conduta de cada um e do próprio grupo que pertence. “O homem mais que formador da sociedade, é um produto dela” (DURKHEIM).
As idéias de Durkheim e Fauconnet, se baseando na responsabilidade, ao qual fala sobre apenalidade escolar, a doutrina sobre a autoridade como origem da vida moral infantil, se inspirando nas teorias de Baldwin e de P.Bovet sobre a gênese dos sentimentos morais, enfim, algumas idéias de pedagogos referentes a autonomia de consciência infantil.
Durkheim diz que a sociedade é uma e de que seus caracteres permanentes são de natureza a assegurar a existência e a invariância dos valores morais.Fauconnet diz que a responsabilidade é a qualidade dos que devem... em virtude de uma regra ser escolhidos como indivíduos passível de uma lição. Ser responsável é ser justamente punível.
Fauconnet desenvolveu com vigor as idéias de Durkheim sobre Justiça Restritiva e direito penal, demonstrando que a forma primitiva de responsabilidade é a mais pura, a mais objetiva. A Justiça Restaurativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget e o desenvolvimento moral da criança
  • Piaget-construção do desenvolvimento moral
  • O juizo moral na criança- jean piaget
  • Papel das crianças na sociedade de acordo com Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber
  • O pensamento da criança nas difesrentes fases de desenvolvimento da criança e do adolescente de acordo com...
  • A EDUCAÇÃO MORAL EM ÉMILE DURKHEIM
  • Desenvolvimento moral segundo piaget
  • Teoria de Piaget Aplicada em Criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!