A construção da estrada de ferro

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2012
A construção da estrada de ferro

No final do século 19, o governo brasileiro autorizou a construção de uma estrada de ferro ligando os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Para isso,desapropriou uma faixa de terra, de aproximadamente 30 km de largura, que atravessava os Estados do Paraná e de Santa Catarina - uma espécie de "corredor" por onde passaria a linha férrea.A responsável pela construção foi a empresa norte-americana Brasil Railway Company, de propriedade do empresário Percival Farquhar, que também era dono da Southern Brazil Lumber and ColonizationCompany, uma empresa de extração madeireira. A construção da estrada acabou atraindo muitos trabalhadores para a região onde ocorreria a Guerra do Contestado. Com o fim das obras, o grande número demigrantes que se deslocou para o local ficou sem emprego e, consequentemente, numa situação econômica bastante precária.

Ao mesmo tempo, os posseiros que viviam na região entre o Paranáe Santa Catarina foram expulsos de suas terras. Isso porque, embora estivessem ali já há bastante tempo, o governo brasileiro, no contrato firmado com a Brazil Railway, declarou a área como devoluta,ou seja, como se ninguém ocupasse aquelas terras.

Além de construir a estrada de ferro, Farquhar, por meio da Southern Brazil Lumber, passou a exportar para os Estados Unidos amadeira extraída ao longo da faixa de terra concedida pelo governo brasileiro. Com isso, os pequenos fazendeiros que trabalhavam na extração da madeira foram arruinados pelo domínio da Lumber sobre asflorestas da região.
A estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande foi construída para integrar econômica e geograficamente o sul do Brasil. As obras do trecho em terras do meio-oeste catarinense foramentregues ao poderoso Sindicato Farquhar, que além de ter construído a ferrovia Madeira-Mamoré operava serviços de infra-estrutura como portos, energia elétrica, transportes e comunicações de Porto Alegre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrada de ferro
  • ESTRADAS DE FERRO
  • Estradas de Ferro
  • Estrada de ferro
  • PARQUE LINEAR MEMORIAL DAS ETNIAS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ
  • construção de estradas
  • Construção de estradas
  • Construção de estradas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!