A CONSTRUÇÃO DA MORAL DA CRIANÇA DE ACORDO COM PIAGET, DURKHEIM E FAUCONNET.

7430 palavras 30 páginas
2. A CONSTRUÇÃO DA MORAL DA CRIANÇA DE ACORDO COM PIAGET, DURKHEIM E FAUCONNET.
Na construção de sua obra Piaget se interessou em compreender o desenvolvimento cognitivo em várias fases, e dentro desta perspectiva teórica este se preocupou em estudar a moral da criança, e como esta é formada, se indagando como as crianças lidam com as regras de jogo ou sociais, e o que se pode esperar de cada idade do desenvolvimento humano no que diz respeito às relações da criança com os aspectos da justiça e da moral. Piaget, assim, se debruçou sobre estas questões, baseando seus experimentos e observações, propondo assim, uma forma pela qual as crianças lidam com as regras, com a justiça e a moral, sendo que estas se modificam ao longo do processo de desenvolvimento.
Em seus estudos sobre a noção de Justiça, observou uma oposição entre dois tipos de respeito, e concomitantemente entre duas morais: A da obrigação, heterônoma e a da cooperação ou autônoma. As suas pesquisas permitiram classificar a noção de justiça em três períodos do desenvolvimento, sendo elas:
Subordinação a autoridade adulta (até sete-oito anos)
Igualitarismo progressivo (de oito-onze anos)
Justiça igualitária (de onze em diante)
Para ele, o jogo é uma forma de evitar generalizações precipitadas das implicações desta moralidade, transformando está em formas mais amplas e significativas da moralidade em geral. Piaget elabora etapas do desenvolvimento moral baseado nas suas inferências a partir do estudo do jogo. Não se questiona de início se a regra do jogo tem a mesma natureza que a da norma moral imposta pelo adulto. O que importa não é o conteúdo da regra, mas a forma como a criança segue a regra, no que diz respeito aos aspectos da adesão e da compreensão nos diferentes estágios de seu desenvolvimento.
Sendo assim, torna-se de suma importância divulgar o desenvolvimento da moralidade na teoria piagetiana para educadores, pois ajudara estes a observar a confluência de diferentes aspectos do

Relacionados