a constituçao da cidadania classica eo regime demogratico

761 palavras 4 páginas
Introdução
Genericamente, a história da Grécia Antiga é dividida em quatro diferentes períodos. O primeiro deles é o Período Pré-Homérico, entre os séculos XX e XII a.C., que conta o processo de ocupação do território grego. Logo em seguida temos o Período Homérico (XII-VIII a.C.) quando ocorre o aparecimento comunidades gentílicas até a formação das primeiras cidades-Estado.

No Período Arcaico (VIII – VI a.C.), ocorre o processo de expansão marítimo-comercial grega juntamente com a fixação de colônias na porção norte do litoral do Mar Mediterrâneo. Considerado o auge da história da Grécia Antiga, o Período Clássico (V – IV) fica marcado pela intensa atividade artística e intelectual e a deflagração dos principais conflitos envolvendo os gregos.

Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o comando de Alexandre, O Grande, a cultura grega sofreu contato com valores das culturas orientais. No século II a.C. será a vez dos romanos incorporarem o conjunto de tradições e costumes helênicos e, por fim, desarticularem o Antigo Mundo Grego.

A Democracia ateniense clássica A Democracia surgiu em Atenas no período clássico. O conceito de Democracia é entendido como um Governo submetido à vontade do povo. No século VIII a.c., a política em Atenas era o sistema ditatorial, formado por conselhos e um soberano que tinha a competência de todos os poderes e que tomava todas as decisões. Porem, ela foi sofrendo alterações por influencia da Grécia que na época era incorporada ao Império Macedônio. A partir dos séculos VII e VI a.c., foram surgindo os primeiros ideais democráticos . O legislador Drácon nomeado arconte ( 621 a.c)indicou homens livres para a elaboração de leis. A partir daí foi crida a lei contra homicídios, proibiu vingança das famílias, e fez leis de direitos comuns a todos atenienses. A partir de então os comerciantes, artesãos, proprietários de

Relacionados