A Constituição Federal e os Direitos Sociais Básicos ao Cidadão Brasileiro

Páginas: 3 (517 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
A Constituição Federal e os Direitos Sociais Básicos ao Cidadão Brasileiro

RESUMO

Os direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas comoimprescindíveis para pleno gozo dos seus direitos. Seguido por um conjunto de normas impostas pelo Estado no intuito de organizar e diminuir as desigualdades sociais para que cada cidadão possa teracesso aos seus direitos e deveres citados na Constituição de 1988 nos títulos I e II.
Esses direitos surgiram devido a Revolução Industrial no século XX gerar desemprego em massa com a substituição dohomem pela máquina e o aumento de grandes centros de miséria ocasionando na desigualdade social entre os homens, daí a necessidade do Estado criar leis para proteção do trabalhador e garantir osfundamentos básicos para todo cidadão: a saúde, a educação, o lazer e a segurança. A criação de leis específicas para os trabalhadores tem como objetivo garantir a empregabilidade e desenvolvimento dasociedade diminuindo as desigualdades sociais.
É de Karl Marx a asserção de que todo novo estado da divisão do trabalho determina as relações dos indivíduos entre si com referência a material,instrumento e produto do trabalho. Foi assim com a propriedade tribal, depois com a comunal e com a feudal, ou estamental. É só com o trabalho industrial, no modo de produção especificamente capitalista, quese dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. Marx diz que mesmo na manufatura ainda havia a possibilidade de algum trabalho diferenciado.
O art. 6° da Constituição Federaldetermina os fundamentos básicos para o cidadão. Esses fundamentos são legítimos, enunciados em normas constitucionais, com o objetivo de assegurar o acesso aos requisitos para todos de formaigualitária possibilitando melhores condições de vida aos mais fracos, agindo para construir uma sociedade com o direito de igualdade respeitando a liberdade do outro, porém, as ações devem está dentro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Social na Constituição Federal
  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988. DIREITOS SOCIAIS
  • O avanço e ampliação dos direitos sociais e políticas sociais com a promulgação da Constituição Federal
  • serviço social e constituição federal
  • Guia dos direitos cidadãos brasileiros
  • O Direito de Família e a Constituição Federal
  • Direitos fundamentais na constituição de federal
  • Uma analise dos direitos sociais nos 25 anos da Constituição Federal de 1988

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!