A consistência entre as atitudes e as intenções dos internautas em relação à aprovação da terapia online no brasil

Páginas: 88 (21946 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
A CONSISTÊNCIA ENTRE AS ATITUDES
E AS INTENÇÕES DOS INTERNAUTAS
EM RELAÇÃO À APROVAÇÃO DA TERAPIA
ONLINE NO BRASIL

RESUMO
Apoiando-se da teoria da ação racional como referencial, o presente trabalho procurou investigar a congruência entre as atitudes das pessoas a respeito da terapia online e a intenção de aprovar a regulamentação dessa forma de terapia. Participaram do estudo 161pessoas de ambos os sexos, com idade média de 31,4 anos, sendo que a maioria era constituída por leigos na área de sáude mental. A coleta de dados foi realizada em um site na Internet dedicado à saúde mental, através de um questionário construído de acordo com os parâmetros estabelecidos pela teoria da ação racional. Os resultados obtidos evidenciaram que as crenças comportamentais foram aprincipal determinante das atitudes, enquanto as crenças normativas foram a variável que exerceu maior influência na norma subjetiva associada à terapia online. Foi verificado, ainda, que tanto a atitude quanto a norma subjetiva contribuíram para a predição da intenção de aprovar a regulamentação da terapia online, embora a atitude tivesse exercido maior peso nessa predição. Tais resultados sãodiscutidos à luz de achados anteriores que também convergem no sentido de validar os principais pressupostos da teoria da ação racional. À guisa de conclusão, são comentadas as possibilidades futuras de utilização da Internet como ferramenta de pesquisa psicológica.

INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, as tecnologias de comunicação sofreram um grande avanço. Inicialmente, o telefone permitiu, pelaprimeira vez, a comunicação à distância. Posteriormente, outros aparelhos, como o rádio e a televisão, introduziram a possibilidade de transmissão de sons e imagens sem fio. Em seguida, novidades associadas a melhorias nos sistemas de comunicação já existentes, como a TV colorida, a transmissão via satélite e a digitalização da transmissão do rádio e da televisão, passaram a fazer parte do cotidiano.Mais recentemente, surge no cenário mundial uma forma de comunicação até então inédita, qual seja a comunicação entre computadores, viabilizada através da Internet.
Enquanto o telefone une apenas duas pessoas, de forma bidirecional (ambas recebem e enviam), e o rádio e a TV unem uma pessoa a milhões de outras, unidirecionalmente (a pessoa transmite a mensagem a milhões de pessoas mas não recebenenhum tipo de resposta das mesmas), a Internet permite que uma pessoa transmita uma mensagem para milhares ou milhões de pessoas e receba, de cada uma delas, uma resposta imediata. Além disso, ela permite, também, a conexão simultânea a várias pessoas, em diferentes partes do mundo, por meio de chats, ICQ ou videoconferências.
Na esteira dessas inovações e transformações tecnológicas, a discussãoa respeito da psicoterapia online tem ganhado cada vez mais destaque. Psicoterapia significa o tratamento pela palavra, pela mensagem, independentemente do meio pelo qual a mensagem é veiculada. A vantagem da presença do paciente diante de seu terapeuta está na possibilidade de observação da linguagem não verbal. Contudo, até mesmo esse aspecto tem solução através da videoconferência, já que elapossibilita tanto o contato visual como o envio e recebimento da linguagem verbal e não verbal. Tal solução tecnológica, de relativamente baixo custo, constituiu o ponto de partida de discussões a respeito da viabilidade e pertinência da realização de psicoterapia pela Internet.
No entanto, a psicoterapia consiste em um procedimento de grande responsabilidade, em virtude de incidir diretamentesobre o bem estar individual. Nesse sentido, antes que estas novas modalidades de psicoterapia se tornem uma realidade, faz-se necessário que elas sejam objeto de estudos e investigações conduzidas com todo o rigor científico, de modo a permitir a análise em profundidade dos inúmeros fatores que se encontram imbricados na adoção de tais práticas. Uma via inicial de abordagem a tal temática pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atitudes no brasil
  • Resolução
  • Existencialismo: Uma Relação com a Gestalt
  • Relação de Cura em Gestalt Terapia
  • Atitudes em relação a matemática em estudantes de Administração
  • A Atitude Fenomenológica na construção da relação educativa
  • O aroma ambiental e sua relação com as avaliações e intenções do consumidor no varejo
  • Relação brasil x china

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!