A considereçao do risco

326 palavras 2 páginas
A geração de riqueza é a base dos motivos que levam pessoas a realizarem investimentos, buscando um retorno lucrativo e sustentável.
Para que haja a criação de valor ou riqueza os retornos destesinvestimentos deverão ser superiores ao custo dos capitais neles empregados, fazendo com que os valores líquidos dos resultados sejam positivos, agregando riqueza para o investidor e para o próprioinvestimento.
Quando uma empresa opta por realizar um projeto de investimento sem analisar os custos pode estar assumindo um grande risco. Quando se trata em investimento o risco se caracteriza porperca financeira. Tais riscos trazem impacto sobre os resultados de um projeto.
Para se avaliar o sucesso de um projeto e se ele é viável, é fundamental que seja feita uma avaliação formal dos riscosque iram envolver esse projeto antes de iniciá-lo.
Deve-se antes de tudo fazer uma analise quantitativa e qualitativa dos riscos, para isso é necessário o uso de ferramentas que permitam a avaliaçãodos riscos envolvidos no projeto.
A tomada de decisão quanto a novos investimentos é muito importante para o destino da empresa. O administrador pode decidir em investir em um projeto para aquisição denovos equipamentos, construção de uma nova fabrica, entre outros. Quanto maior for o valor investido maior é a necessidade de se avaliar o risco envolvido.
A avaliação de riscos tem por objetivoidentificar os fatores de risco de um projeto. Nenhuma empresa pode assumir riscos que não tenha condições de “bancar” ou que possam afetar o seu negocio.
A perda em um investimento pode serdeterminada por fatores ,inflacionário; conjuntural; financeiro. Esses riscos podem acarretar mudanças nos cenários estudados, as quais afetam os resultados dos projetos de investimento. O risco inflacionárioaquele exclusivamente acarretado pela perda de valor aquisitivo da moeda. O descontrole da inflação tem forte repercussão sobre os investimentos, pois afetam diretamente os custos relacionados ao... [continua]

Relacionados