A Conquista Religiosa da América Espanhola Colonial

Páginas: 9 (2182 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
A Conquista Religiosa da América Espanhola Colonial
A partir da colonização da América pelos espanhóis, podemos ressaltar a importância da Igreja Católica na cristianização e na conquista espiritual dos indígenas a partir do século XV. Ela desenvolveu um papel marcante na colônia espanhola, introduzindo forçosamente a religião predominante da Península Ibérica no período colonial.
Com oprocesso de Reconquista ocorrida na Península Ibérica, foi sendo construída uma proximidade entre a Igreja e o Estado espanhol, até mesmo por interesses políticos e econômicos de ambas as partes. O Estado começa a participar mais das decisões eclesiásticas, tendo certa autoridade para efetuar vetos e nomeações. O Padroado Régio centralizava seus interesses evangelizadores e ao mesmo tempo conferialegitimidade ao Estado diante das conquistas territoriais, como se fosse uma “troca de favores”, cada um legitimando as ações do outro.
À Igreja, fora conferida a missão de “apressar a submissão e a europeização dos índios e pregar a lealdade à Coroa de Castela”, enquanto a Coroa nomeava pessoas aos cargos eclesiásticos, pagava salários e efetuava obras em prol da própria Igreja, dando assim certanotoriedade à Instituição Religiosa. (BARNADAS, pp. 521). A Igreja espanhola necessitava de certa forma, do “apoio” da Coroa para financiar suas expedições ao Novo Mundo para propagar sua fé, até mesmo por falta de recursos e por acreditarem ser mais viável obter a “ajuda” da própria Coroa do que a do papa, que estava longe, em Roma.
O fato de os espanhóis chegarem a territórios na América e sedepararem com povos de estruturas sociais complexas fez com que a Igreja percebesse “a dimensão da tarefa de evangelização que agora se exigia dela no Novo Mundo.” (BARNADAS, pp. 524). Por isso, foi necessário que os espanhóis primeiramente conquistassem militar e politicamente os povos nativos para que depois fosse possível a missão evangelizadora da Igreja Católica.
Na segunda metade do século XV,“a Península Ibérica foi palco de movimentos reformistas de grande intensidade”, estes com o intuito de restabelecer a ordem e a prática cristã no território. (BARNADAS, pp. 524). A partir de tais ideais, muitos acreditavam que na colônia espanhola dever-se-ia estabelecer o “cristianismo puro”, isento dos erros do velho continente, restaurando assim a Igreja primitiva. Temos como exemplo aCompanhia de Jesus - os jesuítas - que tinha por objetivo inserir uma religião cristã no Novo Mundo com base nos princípios europeus, o que levaria posteriormente às missões ou reduções jesuíticas na América Espanhola.
Com todas essas mudanças que ocorriam na Europa, tivemos também o Concílio de Trento, que marcou a evangelização na América, sendo que foram impostas diferentes regras como, a título deexemplo, a liturgia que continuara a ser professada em latim e a restrição do acesso dos fiéis à palavra de Deus. “As estruturas eclesiásticas foram consolidadas, e a vida da Igreja continuou em grande parte nas mãos do clero”, sendo que a prática cristã acabara por se distinguir da prática protestante. (BARNADAS, pp. 526).
Dessa forma, para administrar a profissão da crença, a Igreja seorganizou no Novo Mundo em Bispados, tendo como autoridade o próprio bispo, que a partir dos ideais da Reforma ocorrida na Europa, eram escolhidos rigorosamente – homens devotos, com grandes conhecimentos teológicos e sabeis de seus deveres políticos. Tais bispos pertenciam ao clero secular e exercia certa autoridade sobre o clero regular (padres e eclesiásticos que tinham maior contato com os nativos).Dioceses foram criadas a partir de conquistas militares para atuarem como centro administrativo autônomo, sendo responsáveis “pela obra missionária, pela legislação dentro do sínodo diocesano e pela instrução dos padres nos seminários.” (BARNADAS, pp. 528). Também foram instituídas paróquias e seminários, este último sendo um órgão da diocese e tendo como principal função servir de colégio para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A conquista da América espanhola e portuguesa
  • A CONQUISTA DA AMÉRICA ESPANHOLA
  • Conquista Espanhola na América
  • Conquista Espanhola História da América
  • a conquista da américa espanhola
  • A CONQUISTA ESPANHOLA E A COLONIZACAO DA AMÉRICA
  • a conquista e colonização espanhola na América
  • América Espanhola: descoberta, conquista e exploração.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!