A Condição Hitórico Social da Mulher da Antiguidade a Contemporaneidade

4222 palavras 17 páginas
A CONDIÇÃO HITÓRICO-SOCIAL DA MULHER: DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE1

Resumo: A partir de uma abordagem qualitativa e da utilização dos métodos descritivo e bibliográfico, o presente estudo tem por finalidade analisar a evolução da condição Histórico-Social da mulher no decorrer da história. Durante muito tempo, as mulheres foram consideradas como objetos e mercadorias, sendo muitas vezes utilizadas com o único propósito de trazer lucro e benefícios aos seus clãs familiares. As mulheres se uniram, e junto com a união muitos direitos foram conquistados. Dentro do Ordenamento Jurídico brasileiro já é possível encontrar uma lei esparça com objetivo único de defender a classe feminina contra a violência familiar e doméstica sofrida desde tempos remotos do surgimento das civilizações patriarcais. Leis foram alteradas garantido que as penas alternativas fossem extintas, e que o autor de tal agressão, seja punido com o rigor adequado ao ato praticado.

Palavras-chave: Mulher – Evolução – Direitos.

1 INTRODUÇÃO
Várias foram as fases que marcaram a evolução histórica dos direitos das mulheres, nos tempos mais antigos, as sociedades se organizavam em torno do Matriacarlismo³, e a figura central das famílias era da mulher e principalmente da mãe. As crenças religiosas das antigas tribos eram responsáveis para que a figura feminina fosse considerada a principal na organização social. Mais tarde, os mitos religiosos foram derrubados e a sociedade passa a ser Patriarcal.
O patriarcado4 é o acontecimento principal para que a condição social da mulher fosse bruscamente modificada ao longo da história. A Idade Média também chamada de a idade das trevas submeteu-se ao total domínio da igreja católica, contribuindo para a exclusão e discriminação das mulheres. A presente pesquisa analisar-se-á as principais fases Histórico-sociais pelas quais as mulheres passaram. As suas lutas em busca de igualdade de Direito, eu verificaremos as constantes desigualdades e

Relacionados

  • Estilo de epoca
    56301 palavras | 226 páginas