A condição humana

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
A CONDIÇÃO HUMANA, de Hannah Arendt

Resenha de: ARENDT, Hannah. A condição humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2004.

A perda do espaço público como local privilegiado e único da prática da democracia e a diminuição do status do homem de ser político (que age) para Homo Faber (que cria) até Animal Laborans (que se reproduz). Eis, em síntese, o pensamento de HannahArendt nesta obra intitulada A Condição Humana.

Hannah Arendt faz uma brilhante análise da condição do homem como ser existente no planeta Terra, partindo de uma definição daquilo que ela considera as três dimensões da Vida Ativa (três atividades humanas):

- Labor – atividade assinalada pela necessidade do processo biológico e que assegura, por isso mesmo, a manutenção da espécie, denotando aproximidade do homem com os outros animais; por isso, Hannah Arendt atribui esta atividade ao Animal Laborans. - Trabalho – é a atividade que nos remete ao artificialismo da existência humana (mundanidade), pois, ao contrário da primeira, não está preocupada com o ciclo vital natural, mas sim com a criação de artefatos a partir da natureza que acabam por engendrar um mundo diferente do mundonatural, um mundo de objetos que se interpõe entre a natureza e o homem e entre os próprios homens; esta atividade é atribuída ao Homo Faber. - Ação – é a atividade (única) que se exerce entre os homens diretamente, sem a mediação das coisas ou matéria; trata-se, aqui, da condição política (bios politikos) dos homens, na sua extrema pluralidade e é aqui, segundo Hannah Arendt, que se encontra aliberdade enquanto capacidade de reger o próprio destino, para começar algo novo e imprimir no mundo a lembrança, a história que dão eternidade à condição humana. Ao criar organismos políticos, o homem cria algo novo que o imortaliza, pois ultrapassa a sua morte. Somente a Ação é tipicamente humana e pressupõe a presença de outros; por isso é a condição humana fundamental.
Coordenadora de História daUniABC, bacharel e licenciada em História pela FFLCH-USP e mestre em História Social pela PUC.
1

Profª. Ms. Lucirene Aparecida Carignato

Posto isto, Hannah Arendt faz um reexame do pensamento político europeu tradicional, tentando compreender por que a ação política, tão significativamente inerente ao ser humano, foi destruída na Era Moderna, a ponto de permitir o surgimento no século XXdos regimes totalitários, cuja marca maior é a instalação de uma tirania de massas no qual, o comportamento substitui a ação. Para a autora, na tradição européia, desde a Antiguidade, era na esfera pública da polis, por exemplo, que se dava a Ação, ou seja, a prática da liberdade que permitia ao homem a expressão de sua real identidade; para a esfera privada estavam reservadas as atividades do Labore do Trabalho, que significavam a dimensão das necessidades humanas (ao contrário da liberdade). Em que pese o fato de que para obter a liberdade na vida pública necessitava-se (e era considerado legítimo naquele contexto) o uso da força e da violência na esfera privada (obtenção de escravos, submissão das mulheres), tais esferas estavam muito bem delimitadas e permitiam ao homem o exercício desua dimensão como bios politikos. Durante a Idade Média, porém, a Ação, vista na polis como o espaço da liberdade e da possibilidade de transcendência do homem, perde hierarquia e se iguala ao Trabalho e ao Labor, passando a representar nesse novo contexto apenas uma necessidade a mais do ser humano na luta pela sua sobrevivência, uma vez que as sociedades humanas sempre exigem, além da luta pelamanutenção da vida biológica (Labor) e da criação de artefatos que lhe atendam às necessidades (Trabalho), uma forma de organização política (Ação) para manter os homens em ordenação, o que não significa, visto dessa forma, um elemento libertador. Ao contrário, nesse contexto, a Ação se torna apenas um elemento a mais que constitui sua sobrevivência mundana. “Assim, a Vida Ativa como um todo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A condição humana
  • Condição humana
  • A condição humana
  • A condição humana
  • A condicao humana
  • Condição humana
  • Condição Humana
  • A condição humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!