A concorrência no segmento da saúde os hospitais privados no brasil (2005 a 2010).

Páginas: 39 (9647 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
FACULDADES INTEGRADAS SANTACRUZ DE CURITIBA - FARESC

A CONCORRÊNCIA NO SEGMENTO DA SAÚDE: OS HOSPITAIS PRIVADOS NO BRASIL (2005 a 2010).

Curitiba 2011

FACULDADES INTEGRADAS SANTACRUZ DE CURITIBA - FARESC DOUGLAS HENRIQUE LOPES DE LIMA

A CONCORRÊNCIA NO SEGMENTO DA SAÚDE: OS HOSPITAIS PRIVADOS NO BRASIL (2005 a 2010).

Monografia apresentada como requisito parcial a obtenção dotitulo de Bacharel em Economia, do Curso de Ciências Econômicas com Ênfase em Mercado de Capitais. Orientadora: Profª Me. Angela Broch.

Curitiba 2011

FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA – FARESC CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Termo de Aprovação

DOUGLAS HENRIQUE LOPES DE LIMA

A CONCORRÊNCIA NO SEGMENTO DA SAÚDE: OS HOSPITAIS PRIVADOS NO BRASIL.

Monografia aprovada comorequisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Econômicas das Faculdades Integradas Santa Cruz, pela comissão examinadora formada pelos professores:

Orientadora: ................................................................................................. Prof. Me. Angela Broch Curso de Ciências Econômicas

Membros:.................................................................................................. Prof. Wilson Franco Curso de Ciências Econômicas

.................................................................................................. Prof. Me. Ana Paula Cardoso Curso de Ciências Econômicas Curitiba, 14 de Dezembro de 2011.

AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus por ter me concedido a oportunidade de cursar e concluir este curso epor ter me acompanhado durante este caminho.

A meus pais, pois me ensinaram o valor do conhecimento e da busca à realização dos meus sonhos.

A meus professores, pela dedicação, em especial a orientadora do trabalho de conclusão de curso Angela Broch e aos professores que participaram da banca examinadora.

A todos os colegas do curso em especial a Arthur Ribeiro, Cintia Hilebrant, EdnaTortato, Elaine Tepassé, Eva Graf, Maria Claudia Johann e Luiz Paulo Gavloski pela contribuição e amizade durante estes quatro anos.

“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse. Dirigimo-nos não à sua humanidade, mas à sua auto-estima, e nunca lhes falamos das nossas própriasnecessidades, mas das vantagens que advirão para eles”. (Adam Smith)

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexandre Graham Bell)

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo demonstrar quais são os principais pontos em que a saúde interfere economicamente na sociedade, com um detalhamento nos hospitais privados no Brasil. A influência da saúde no PIBrepresenta um monta igual ou maior a inflação, sendo assim importante economicamente e também socialmente. Será apresentada uma idéia geral de como um hospital funciona em sua parte financeira, mas em questões de demanda, especializações, localização entre outros. Palavras-chaves: Saúde; Hospitais; Demanda; Representatividade.

1

SUMÁRIO

01 - INTRODUÇÃO................................................................................................... 2 02 – FUNDAMENTOS ECONÔMICOS ..................................................................... 3 2.1 – O OLIGOPÓLIO COMO ESTRUTURAS DE MERCADO .................... 3 2.1.1 – BARREIRA DE MERCADO .............................................................. 6 2.2 – O PRINCÍPIO DA EXCLUSÃO E A SAÚDE........................................ 10 03 – ECONOMIA E SAÚDE ...................................................................................... 13 3.1 – SETOR SAÚDE ................................................................................... 13 3.2 – REGULAMENTAÇÃO DO SETOR ...................................................... 18 04 – O CASO DOS HOSPITAIS PRIVADOS E SUA RELAÇÃO COM A ECONOMIA DA SAÚDE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do pib 2005 a 2010
  • Brasil Em 2005
  • Hospital geral privado
  • Hospitais públicos x privados
  • Bsc
  • GESTÃO DE SUPRIMENTOS DE UM HOSPITAL PRIVADO
  • Produtos de um mesmo segmento, apostando na concorrência indireta.
  • Aspectos clínico-epidemiológicos do câncer colorretal do Hospital Regional de Araguaína, no período de 2005 a...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!