A concepeção de Deus a partir das "Confissões" de Santo Agostinho

3513 palavras 15 páginas
A CONCEPÇÃO DE DEUS A PARTIR DAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO
Diego Dorgival de Macêdo1
Resumo
O pensamento de Santo Agostinho sobre Deus sustenta-se num princípio básico: atribuir um caráter supremo, que supere qualquer definição humana sobre o ser divino. É partindo de uma acirrada busca pelo Ser de Deus que o hiponense entra em uma série de análises e questionamentos como a criação ex-nihilo, a existência do homem e sua concepção e a busca pelos vestígios divinos no universo. Neste trabalho analisaremos o processo pelo qual Agostinho de Hipona passou para chegar às suas conclusões, a partir do relato de suas Confissões, e em que tais conceitos contribuem na atualidade.
Palavras-chave: Agostinho, Deus, Confissões.
Introdução
A concepção agostiniana sobre Deus é tida num ambiente angustiante e a partir de uma perspectiva bíblico-filosófica, onde o ser divino, aqui compreendido realmente no sentido de Ser, ou melhor, o Sumo Ser, seria a totalidade, a plenitude e a causa de todas as coisas. É a partir desta nova forma de apreender o sentido do ser divino, uma das principais inovações da filosofia agostiniana, que Agostinho irá destacar sua filosofia e teologia ao formular uma concepção totalmente original sobre Deus. Neste trabalho pretendemos justamente fazer uma análise de tal concepção e descobrir a relevância das conclusões do Bispo de Hipona para a filosofia atual, haja em vista o movimento desenvolvido por ele ao cristianizar o platonismo e influenciar até os dias de hoje vários pensadores.
1. Em Busca de Deus
É interessante perceber o processo angustiante que Santo Agostinho passa ao procurar conhecer o Ser divino. As primeiras palavras de suas Confissões demonstram muito bem essa angústia ao afirmar que Deus nos criou para Si e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousa n’Ele (AGOSTINHO, 2004, p. 37). Podemos considerar como normal essa inquietação, haja em vista a maioria dos pensadores passar pelo mesmo caminho pedregoso até enxergar o

Relacionados