A concepção psicogenetica da escrita

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
TRABALHO DE PESQUISA
A CONCEPÇÃO PSICOGENÉTICA DA ALFABETIZAÇÃO

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar escritas de alfabetizandos, com base nos estudos da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e colaboradores.
A pesquisa ocorreu em uma escola de rede particular de ensino infantil localizada em um bairro de Natal-RN, na Zona Sul, inserida em contextode vida socioeconômico predominantemente de média alta renda.
A metodologia utilizada foi um estudo de caso onde fizemos uma sondagem para detectar os níveis de conceptualização da escrita em que se encontram os alunos, na perspectiva de Ferreiro, que segundo ela, ocorre em quatro níveis: hipótese pré-silábica, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabético e hipótese alfabética, tendo comoobjetivo provar sua teoria.
Os sujeitos desta pesquisa foram 20(vinte) alunos, 15(quinze) do nível IV e 05(cinco) do nível III no turno vespertino, com faixa etária de 04(quatro) a 05(cinco) anos, onde foi aplicada uma atividade investigativa, ou seja, um diagnóstico em forma de ditado com intuito de identificar as fases da escrita em que cada criança se encontra. Nesse sentido, os alunos serãoidentificados através dos nomes fictícios, letras e números.
Porque realizamos este trabalho de avaliar a alfabetização? Porque segundo CASTANHEIRA, MACIEL e MARTINS (2007, p.77),
“A ideia de avaliar a alfabetização surge da necessidade de obtenção de informações sobre o quadro do ensino quando ainda é possível corrigir os percursos dos alunos. Isto é, surge da necessidade de diagnosticar osníveis de aprendizagem do alfabetizando em momentos mais precoces da escolarização, de modo a poder encontrar caminhos alternativos para que a criança aprenda a ler e a escrever.”
Sendo assim, verificamos a grande importância do papel de mediador do professor como alfabetizador.


2 RESULTADOS
A pesquisa foi desenvolvida através de um ditado com oito nomes de animais, sendo eles: tartaruga,elefante, macaco, formiga, leão, sapo, boi e rã e uma frase contextualizada com as palavras: “o sapo e a rã pularam na lagoa”.
De acordo com a tese de BEZERRA (2009, p.117),
“A investigação realizada por FERREIRO (1983; 1990; 1995) e colaboradores apontam que os alfabetizando passam por três períodos no processo de evolução dos aspectos construtivos da escrita. [...] configuram escritas de níveisdiferenciados, regidas por diversas hipóteses [...].”
Sendo estes níveis:
1) Distinção entre as representações icônica e não icônica e construção de formas de diferenciações intra-figurais;
2) Construção de formas de diferenciações inter-figurais;
3) Fonetização da escrita.
Em nossa análise, constatamos todas as fases, sendo duas crianças na fase icônica, do rabisco ou garatuja, porém começandoa avançar, imitando o adulto, como mostra a figura abaixo.




Vivi e Beca
Percebemos que esta escrita é indiferenciada, cujas garatujas são interpretadas pelos seus autores, no caso da frase das crianças Vivi e Beca “O sapo e a rã pularam na lagoa”. Apesar do desenho delas estar distante do real, as tentativas aumentam com o estímulo da família e da escola.
Na hipótesepré-silábicainicial sua tentativa de escrita não corresponde ao som, porém reproduz traços que lhe são familiares.
Encontramos ainda, duas crianças, dentre as escritas pré-silábica do1º nível, com diferenciações intra-figurais no eixo quantitativo, que Ferreiro indica que elas necessitam uma quantidade mínima de três ou quatro caracteres. No entanto o aluno Zezé foi um caso elementar a parte, pois usousomente duas letras iguais na intenção de escrever palavras diferentes. Por outro lado, o aluno Pepe usou as mesmas letras do seu nome para escrevê-las, mas com a mesma intenção.


Zezé e Pepe
Observamos ainda que havia três escritas no 2º nível do pré-silábico, com diferenciações inter-figurais, no eixo qualitativo, pois elas variam o repertório de letras que utilizam e variam a posição das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepção de escrita
  • Psicogenética
  • As Eumênides de Ésquilo: a criação o das leis escritas e a transformação da concepção de justiça
  • Psicogenetica e construtivismo
  • teorias psicogeneticas
  • minha concepção
  • escrita
  • escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!