A CONCEPÇÃO MARXISTA DE IDEOLOGIA

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
A ideologia, segundo o pensamento Marxista, é um conjunto de idéia da classe dominante passa ser a idéias de todos. Foi um conjunto de propostos elaborado na sociedade burguesa com o intuito de fazerparecer que os interesses da classe dominante era o interesse coletivo, assim formando uma supremacia. É transmitido para todo a sociedade uma verdade englobando vários ramos, com a religião ,afilosofia ,a moral ,os costumes,etc. Muitos não sabem a sua origem ,sabem apenas que deve ser seguido e respeitado.
Os homens não compreendem que eles são os produtores de sua realidade porque a idéia étida como anterior às relações sociais. É nesse sentido que o Estado aparece como a realização do interesse geral, mas na verdade defende o interesse de uma classe dominante, e em vez de aparecercomo poder social unificado, aparece como poder independente, desligado dos homens.
A ideologia consiste na alienação e na suposição de que idéias existem por si, como, por exemplo, a idéia de liberdadede igual direito de escolha. O fato é que as relações sociais são idealizadas e controladas em proveito de alguns, isto é, em proveito daqueles que são favorecidos pelo próprio modo de organização dosistema de relações sociais.
O direito é uma forma de ideologia, e se torna uma ciência jurídica.. Igualdade e liberdade são direitos estabelecidos por nossa Organização social,mas o que vemos nanossa sociedade é que o individuo de classes menos favorecidas não tem o igual direito, igual liberdade.Há muitos problemas para se resolver como analfabetismo ,a falta de qualidade na saúde publica,falta de boas escolas publicas ,a maioria da população recebe um salário baixíssimo,entre outros.Essa classe não tem condições econômicas de pagar por um hospital privado,uma escola particular,pagar porremédios ,e não têm uma igualdade política .
A ideologia também é o que provoca a alienação. O trabalhador só aprende que deve trabalhar para receber o salário e viver, pois esta é a percepção que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Capítulo: A Concepção Marxista de Ideologia, do Livro "O que é Ideologia?" de Marilena Chauí
  • Concepção marxista
  • Ideologia Marxista
  • Ideologia marxista
  • Ideologia marxista
  • A CONCEPÇÃO DE DIREITO À LUZ DE UMA PERSPECTIVA MARXISTA: O DOMÍNIO BURGUÊS ATRAVÉS DE SUA IDEOLOGIA
  • A concentração do capital e a concepção marxista
  • A concepção marxista de Estado Moderno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!