A concepção do homem na idade média

Páginas: 4 (758 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CAPITULO 2: A CONCEPÇÃO DE HOMEM NA IDADE MÉDIA E A FILOSOFIA CRISTÃ.
No ano de 480 d.C. teve inicio o processo de invasão as comunidades germânicas que estavam sob domínio do Império Romano, estastribos estavam organizadas de acordo com o comunismo primitivo. O estado Romano não resiste às intensas invasões das tribos germânicas e desse longo processo de lutas e síntese nasce o feudalismo, quese solidificou no final do século V, o feudalismo caracteriza a economia da Idade Média.
O império romano em decadência, os terras eram controladas pelos Senhores feudais, eles tinham uma relação depolitico-legal de coação com os camponeses.
A igreja católica não perdeu poder conquistando no Império romano, com a transição dos povos bárbaros era feito uma conversão para o cristianismo chamadode “acompanhamento espiritual”. A grande mudança na Idade Media é que a igreja se desliga do estado e ganha grande autonomia.
A cultura humanista típica da antiguidade já não respondia mais as novascircunstancias históricas, poetas como Sêneca e Virgílio só podiam ser lidos, pois eram cristãos, e a educação cristã se torna centro cultural da época. A metafisica segundo Aristóteles era o estudodo homem, porem na idade media passou a ser o estudo Filosófico de Deus, já que o homem foi feito a semelhança de Deus, deveria se conhecer o original, e o homem sendo a copia em segundo plano.
SantoAgostinho (354-430 d.C.) filosofo que viveu esta transição citada, registra o nascimento do homem feudal e a origem do homem cristão, sua filosofia descendente de Platão. A filosofia de SantoAgostinho se reveste de salmos cristãos e a filosofia perde autonomia diante da religião, era preciso ter fé, acreditar oque estava escrito nas escrituras. Santo Agostinho prega o oposto de todos os valoresmantidos pela filosofia grega, negando a ciência e a razão, já que só Deus conhecia de tudo plenamente. Porem isso já era esperado já que o mesmo era um filosofo vinculado aos preceitos religiosos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o homem da idade media e o tempo
  • Visão do homem na idade media
  • O homem da idade média para idade moderna
  • Homem e seu vestuario
  • homens e saber na idade média
  • Concepção de homem inaugurada na idade moderna
  • Concepção do homem inaugurada na idade moderna
  • Concepção de homem inaugurada na idade moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!