A conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 8 de julho de 2014
A conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo
O termo homem recebeu ao longo da história diversos e controversos conceitos. A tarefa de responder a pergunta o que é o homem geralmente é destinada à antropologia filosófica.
Nem sempre as concepções de ordem antropológico filosóficas estão em concordância com os próprios princípios bioéticos.
O avanço tecnológico nas últimasdécadas causou uma revolução nas técnicas de manipulação de material biológico humano tem levado a questionamentos fundamentais de ordem ética.
O conceito de pessoa, sobretudo no que diz respeito ao início e ao fim da vida, sempre teve importantes conseqüências.
Os três principais conceitos são: concepções do homem em relação a Deus, o homem segundo uma característica ou capacidade que lhe é própria eo homem segundo a capacidade de se auto-projetar.
Ser uma pessoa está ligado à identificação de certas características ou propriedades atribuídas tipicamente à pessoa, em contraste com outras formas de vida: racionalidade, domínio de linguagem, consciência de si, controle e capacidade para agir, valor moral ou direito a ser respeitado.
Embora essas características não sejam adotadas por todos,podemos dizer que os aspectos essênciais que dão singularidade à pessoa, é a de um ser autônomo, logo, racional, livre, responsável, que se constrói ao longo da vida, singular, único, irrepetível, relacional e comunicativo.
O homem nasce com direito à liberdade de sua pessoa. A pessoa, porém, não nasce com o homem. A qualidade de pessoa deve ser adquirida; é um status a ser alcançado. O homemdesenvolve-se para pessoa; do ser humano passa ao ser inteligente, racional e responsável, que se reconhece como um si mesmo em diferentes tempos e lugares. Do homem chega-se à pessoa responsável por seus atos e que, como tal, se reconhece no presente e no passado e da mesma forma é reconhecida por outras pessoas.
Suas características de autoconsciência, autodomínio, sentido do futuro, sentido dopassado, capacidade de se relacionar com outros, preocupação pelos outros, comunicação, curiosidade são o que fazem com que haja a constante evolução humana.
Dentre os seres naturais somente o ser humano tem merecido a qualificação de pessoa; os outros animais, mesmo os superiores entre eles, como os grandes macacos, não têm sido considerados pessoas, por falta de consciência reflexa perfeita.
Aambiguidade em torno da valorização do humano no campo da filosofia e da bioética tem levado biólogos, médicos, pesquisadores, políticos entre outros, todo dia a enfrentarem dilemas sobre como lidar com a vida humana.
As teorias do direito se assentam em teorias filosóficas, inclusive sobre a natureza humana e, por isso, devem adotar uma ou outra posição em disputa sobre problemas da filosofia quenão são especificamente problemas jurídicos.
O conceito atual de homem para direito está ligada a concepção filosófica de valorização da humanidade enquanto capacidade de autonomia, ambas constitutivas do humanismo moderno.
O que define intrinsecamente a modernidade é, sem dúvida, a maneira como o ser humano nela é concebido e afirmado como fonte de suas representações e de seus atos, seufundamento ou, ainda, seu autor: o homem do humanismo é aquele que não concebe mais receber normas e leis nem da natureza das coisas, nem de Deus, mas que pretende fundá-las, ele próprio, a partir de sua razão e de sua vontade. Assim, o direito natural moderno será um direito subjetivo, criado e definido pela razão humana (voluntarismo jurídico), e não mais um direito objetivo, inscrito em qualquerordem imanente ou transcendente do mundo.
O direito deve ser enxergado, portanto, como instrumento feito pelo homem para o homem. E, como tal, deve assegurar a este o status jurídico compatível a sua existência humana. Tal estatuto vem de sua consideração como pessoa: ser digno de proteção e respeito.
Depreende-se da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em seu Artigo VI, que “Todo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
  • conceituação de humano e suas origens ao longo do tempo
  • O ser Humano e suas mudanças ao longo do tempo.
  • As mudanças do ser humano ao longo do tempo
  • Com base nas leituras realizadas, elabore uma dissertação de, no mínimo duas páginas, apresentando a conceituação de...
  • A conceitua o de humano e suas mudan as ao longo do tempo
  • Conceituação de humano
  • conceituação de humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!