A comunicação interna e as novas formas de gestão

Páginas: 13 (3121 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2012
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Comunicação Social

Rio, 8 de dezembro de 2009.

Disciplina: Redação para Mídia Impressa

Professor: Marcelo Ficher

Aluna: Luana da Conceição Pereira




A Comunicação Interna e as Novas Formas de Gestão

Introdução

Diferentemente do que algumas pessoas pensam comunicação interna não se resume apenas a murais e houseorgans. Hoje, a comunicação interna ganha novas dimensões e fica cada vez mais complexa. Grandes empresas começam a perceber a importância de uma comunicação eficaz. É comum ver comunicadores limitados e que não conseguem lidar com as novas formas de gerir a comunicação, pois com avanços tecnológicos e mudanças nas formas de relacionamento é importante saber que a comunicação interna é o “coração”da empresa que precisa bater em harmonia com os demais órgãos, porém se ela para de funcionar bem nada mais funciona. Pode parecer uma analogia comum, mas o objetivo deste artigo é mostrar como uma coisa pode ser tão complexa na hora de executar, porém tão fácil de entender sua relevância no mundo dos negócios.

Ao falar de complexidade, referimo-nos ao pensamento e direitos humanos que devemser respeitados e observados criteriosamente por gestores de comunicação, “A comunicação interna deve contribuir para o exercício da cidadania e para a valorização do homem”, destaca Margarida Kunsch. Não basta fazer murais e boletins esperando que as pessoas contenham-se com informações que muitas vezes são unilaterais, ou seja, são inteiramente de interesse da Instituição. Saber o que o públicointerno precisa e demonstra através de resultados de pesquisas institucionais é importante, porém é preciso entender as entrelinhas. O funcionário, por exemplo, precisa sentir-se parte da empresa e precisa ter a oportunidade de expressar suas opiniões e crescer profissionalmente.

É preciso observar o que as grandes empresas têm feito para ter destaque e estar entre as 100 melhores empresaspara se trabalhar. Reconhecimento buscado por todas as empresas e meta principal da comunicação. Geralmente, essas empresas obtiveram esse título por investir em comunicação e em profissionais que tenham a visão clara de que é preciso inovar e reconhecer o público interno como pessoas e não apenas lucro no final do mês.

Um estudo realizado pelas organizações de consultoria Waston Wyatt verificouque as empresas com mais altos níveis de comunicação eficaz apresentam aos acionistas um retorno total de 26% de 1998 a 2002, em comparação com um retorno de 15% para as empresas que se comunicavam de forma menos eficiente. O mesmo estudo conclui: “A questão central é que a comunicação com os funcionários não é mais uma função ‘não-essencial’, mas uma função comercial que impulsionou o desempenhoe o sucesso financeiro de uma empresa”. A comunicação interna no século XXI envolve mais do que memorandos, publicações e as respectivas transmissões; envolve desenvolver uma cultura corporativa e ter potencial de motivar a mudança organizacional, Segundo o livro Comunicação Empresarial de Paul A. Argenti.



O que é Comunicação Interna e para quê serve?

Com a Revolução Industrialsurgiu a necessidade de melhorar os processos organizacionais. As grande expansão das empresas, segundo Margarida Kunsch (1997, p.55), "propiciou o surgimento de mudanças radicais no relacionamento, nas maneiras de produzir e nos processos de comercialização". Esses fatores fizeram com que a comunicação interna se desenvolvesse e se tornasse o que é hoje.
Segundo Kunsch, “a comunicaçãointerna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno). Portanto, a comunicação interna corre paralelamente com a circulação normal da comunicação que perpassa todos os setores da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de pessoas e comunicação interna
  • Novas formas de gestão de saúde
  • relatório de gestão como forma de comunicação com a sociedade
  • COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA, COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
  • Comunicação Interna e Gestão da Qualidade Total: Caso Volks
  • Modernização tecnológica e novas formas de gestão da produção
  • CULTURA E PODER ORGANIZACIONAL E NOVAS FORMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL
  • Comunicação interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!