A COMPREENSÃO DO CORPO E O MOVIMENTO ENQUANTO LINGUAGEM

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
A COMPREENSÃO DO CORPO E O MOVIMENTO ENQUANTO LINGUAGEM


Podemos identificar alguns pontos em comum entre o curso de Letras e a Educação Física, pois apesar de serem de áreas do conhecimento diferentes, uma das ciências humanas e outra da área biológica, apresentam relações que podem ser facilmente observadas.
O curso de letras trabalha com as expressões da linguagem verbal e não-verbal econsidera tudo que está ao nosso redor como signos e cada um deles têm a intenção de comunicar, ou seja, transmitir uma mensagem, onde o canal pode ser a fala ou movimentos corporais. Já a Educação Física, tomando por base o nosso conhecimento de mundo, trabalha também com a linguagem corporal e o sujeito pode através do movimentar-se utilizar dessa linguagem para expressar seus sentimentos,emoções, produzir sentidos e significados, dentre outros, buscando como as demais linguagens a comunicação entre os envolvidos no processo. Isso pode ser percebido e praticado, por exemplo, através de uma atividade rítmica expressiva como a dança, atividade essa que no seu desenvolvimento proporciona a fluidez do movimento do sujeito como forma de promover a comunicação dele com o mundo.
A EducaçãoFísica trabalha com duas áreas de estudo distintas, uma voltada ao biológico, onde o estudo presa por oportunizar aos estudantes um maior conhecimento acerca do corpo, ou seja, conhecimentos sobre o seu funcionamento, composição, formato entre outros, assim o estudioso pode compreender como se dar os processos biológicos dentro dos seres humanos. A outra área de estudo volta-se a um estudo maispedagógico, reflexivo, ou seja, nele o aluno pode ter acesso a formas de como agir diante as variações temporais, populacionais situacionais no processo de ensino aprendizagem, sendo assim essa área volta-se mais ao estudo dos comportamentos, de como saber lidar com o subjetivo dos alunos, utilizando para esse fim de metodologias que despertem interesse e participação dos envolvidos. Além de buscarreflexões acerca das estruturas sociais e do seu funcionamento.
A atividade física hoje é desenvolvida partindo basicamente de duas vertentes, uma preocupada basicamente com a estética corporal, ou seja, pessoas que buscam na atividade física desenvolver padrões estruturais de corpo que atenda as expectativas da moda, sendo assim o corpo torna-se um objeto a ser modelado de acordo com padrões escolhidospelo individuo. A outra trabalha com a saúde preventiva, ou seja, através de exercícios físicos visa prevenir alguns tipos de doenças provocados ou não pela falta de exercícios como, por exemplo, a obesidade, hipertensão dentre outros, além de atuar proporcionando um aumento na auto-estima e um melhor condicionamentoproporcionando uma maior auto-estima e um melhor condicionamento fr movimentoflui do sujeito como forma de promover a comunica.
Para muitos a educação física adquire apenas essa visão biológica, ou seja, busca-se simplesmente pela estética ou pela manutenção da saúde, negando sua grande potencialidade como meio socializador de sujeitos e de integração social.
Diante disso, podemos perceber que entre as duas áreas há algo em comum. Ambas usam da linguagem corporal comoobjeto de estudo e atuação, embora com propósitos diferentes.
E interessante observarmos que a anatomia e a fisiologia do ser humano são complexas e surpreendentes, quanto mais nós buscamos conhecer, mais temos a descobrir. O ser humano tem muito mais mistério a desvendar do que imaginamos; os cientistas a cada dia buscam novas descobertas para explicar, controlar e curar doenças a fim de minimizaros problemas, e se surpreendem a cada descoberta com os “mistérios do corpo humano”.
É possível compreender o corpo humano como uma maquina perfeita, em que todos os seus órgãos trabalham de forma conjunta e equilibrada para manter constantemente o seu funcionamento nas condições mais adversas.
O corpo de cada pessoa diz muito a respeito da mesma, podendo para muitos ser considerado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corpo em movimento
  • O Corpo em Movimento
  • corpo e movimento
  • corpo e movimento
  • Corpo em movimento
  • Corpo e Movimento
  • o corpo em movimento
  • O corpo em movimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!