A compreensão da gestalt terapia a cerca da cultura organizacional em empresas familiares

Páginas: 19 (4671 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
A compreensão da Gestalt-terapia acerca da Cultura Organizacional em empresas Familiares.
Carlena Alho*
-------------------------------------------------

RESUMO
Trata-se de um relato de experiência acerca de uma vivência de estágio obrigatório realizado no 10ª semestre do Curso de Psicologia numa empresa familiar. O trabalho objetiva compreender como a Gestalt-terapia entende a culturaorganizacional dentro de empresas familiares, que estão entrelaçadas aos valores e as crenças de seu líder/fundador. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica e tem como relevância a produção científica acerca deste tema. Este artigo apresentará três seções que farão referência aos conteúdos teórico apreendidos em sala de aula, assim como a compreensão deste através da perspectivagestáltica. Inicia-se com a introdução, abordando a importância das empresas familiares no contexto econômico social; a primeira seção mostrará a cultura organizacional, seus elementos, seus diferentes níveis e a importância do líder para a criação, manutenção e mudança dessa cultura; a próxima seção apresentará a questão das crenças e valores como de fundamental importância para a criação da culturaorganizacional, em especial de empresas familiares, onde sua cultura se confunde com as crenças e valores do líder/fundador e de sua família; a última seção traz a visão da gestalt-terapia acerca da cultura organizacional como um todo e a correlação desta com as empresas familiares; por fim a conclusão, com um apanhado geral do que foi exposto neste trabalho e minha apreensão sobre o que foi trabalhado.Palavras-chave: Cultura. Cultura Organizacional. Empresa familiar. Valores organizacionais

INTRODUÇÃO
As empresas familiares sempre estiveram presentes no contexto econômico nacional e internacional. E segundo Gersick et al apud Müler e Beurem (2010), ocupam uma grande parte da paisagem econômica e social do mundo, com cerca de 80% das organizações. No entanto, apenas 10 % destasempresas sobrevivem até a terceira geração, visto que este tipo de empresa enfrenta não apenas as dificuldades intrínsecas a qualquer outra empresa, mas também as de cunho relacional, de negócios-família. E o que tem levado estas organizações a falência, é justamente essa particularidade, visto que o problema que abate a família fundadora, se não for adequadamente enfrentado podem vir a destruir estaorganização.
Nesse sentido, podemos pensar o fundador de uma empresa familiar, como aquele que detém não apenas o controle financeiro, como também o controle das estratégias de sobrevivência e principalmente o controle sobre as decisões. Ainda nesta linha de pensamento, Gersick et al. apud Müler e Beurem (2010), afirma que o fundador, com suas crenças, regras práticas e valores, faz parte daestrutura básica da empresa, influenciando os negócios e as tomadas de decisão. Dessa forma, o fundador é a principal influencia na cultura da empresa familiar, pois é sua cultura, suas crenças e seus valores que serão transferidos para o sistema empresarial e para os que o compõe.
Então, quando falamos de cultura organizacional, não podemos deixar de falar em liderança, já que esta é pautada nasinter-relações entre os diversos subsistemas que a compõe e moldadas pela liderança. Schein (2009), afirma que cultura e liderança não podem ser compreendidas isoladamente, já que faz parte da liderança entender e trabalhar com a cultura, assim como, criar, mudar e gerenciar esta. Se a liderança não se interessar pela mudança, dificilmente a cultura de uma determinada organização mudará. Pois amudança ou criação de uma nova cultura não é fácil de acontecer, Schein (2009) refere que os elementos da cultura são mais estáveis do que maleáveis, já que definem, significam e prevêem comportamentos grupais dentro da organização.
Outro ponto, ainda para este autor, que leva a cultura a estabilidade, é a vinculação desta com todos os seus elementos, ou seja, seus rituais, clima, valores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CULTURA ORGANIZACIONAL DE EMPRESAS FAMILIARES
  • Empresa familiar: estudo da transferência da cultura organizacional
  • O impacto da cultura organizacional na profissionalização das empresas familiares
  • A compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças
  • trabalho cultura nas empresas familiares
  • Cultura organizacional e comunicação nas empresas
  • Cultura e comportamento organizacional nas empresas
  • Cultura organizacional e a comunicação nas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!