A compnia costa bravo iniciou suas atividades em 01081933

2692 palavras 11 páginas
no ramo de revenda de peças para automeioTeorias da Administração
Profa. Me. Suzana Márcia Marangoni

UNISEB Centro Universitário

5/10/2012

Módulo 2.2 Unidade 1
Abordagem Clássica

UNISEB Centro Universitário

Você sabia?
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro (CHIAVENATO, 2000).

http://admeinfo.blogspot.com
3

Mudando os Paradigmas...

4

http://www.ivoviuauva.com.br

É uma ciência nova? Os venezianos, no período medieval, padronizaram a produção de navios, por meio de uma linha de montagem, armazéns e estoques.

http://www.baixaki.com.br
5

Desde quando existe a Administração?

Desde quando existe a Administração?
Desde as grandes construções históricas, como as pirâmides do Egito, há indícios da existência de dirigentes capacitados de realizar planejamento e direção de milhares de trabalhadores. Desde 4000 a.C. os egípcios reconheceram a necessidade de planejar, organizar e controlar.
(CHIAVENATO,1999, p. 26)

http://www.imotion.com.br
6

Fundamentos do Pensamento Administrativo
• Até 1700 os sistemas caseiros de produção; artesãos orientavam aprendizes na execução do trabalho manual de produtos. • Após a Revolução Industrial (século XVIII), as oficinas artesanais foram substituídas por fábricas, o centro dos negócios foi transferido da agricultura para a indústria.
7

Fundamentos do Pensamento Administrativo
Adaptado de Maximiano (2004).
8

Quadro 1 – Tendências da Revolução Industrial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Substituição do artesão pelo operário especializado Surgimento das fábricas Crescimento das cidades, originando novas necessidades de administração pública Surgimento dos sindicatos Administração consolida-se como área do conhecimento Primeiras experiências práticas com a Moderna Administração de Empresas (SOHO)

A

Relacionados