A Companhia Taubat Industrial Foi Uma Das Primeiras Ind Strias Fundadas No Vale Do Para Ba

419 palavras 2 páginas
A Companhia Taubaté Industrial foi uma das primeiras indústrias fundadas no Vale do Paraíba. A própria cidade de Taubaté, um tradicional munícipio do interior paulista que contribuiu em vários momentos para a história nacional, é considera pioneira na revolução industrial graças a essa indústria. O relógio instalado no topo do edifício da Praça CTI é até hoje um dos símbolos da cidade.
A indústria foi fundada por Felix Guisard no ano de 1894 e era focada na produção de tecidos, e com seu forte crescimento se tornou uma das maiores indústrias têxteis da América Latina. Foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento industrial de Taubaté e maior empregadora desse período no município, chegando a ter mais de 2 mil funcionários na primeira metade do século 20, como apontado pelo blog Bom de Pauta. A empresa passou por uma crise em 1898 devido ao incêndio que destruiu parte de suas maquinas, mas a crise logo foi superada e em 1903 ela começou a se expandir, estando pronta e em 1942, contava com três fabricas.
Felix Guisard tinha visão dos direitos trabalhistas muito antes da Consolidação das Leis do Trabalho. Como listado pelo blog Caminhos-História os benefícios concedidos aos trabalhadores eram, entre outros: um turno de 8 horas diárias, nas quais paravam para almoço e lanche. Tanto na entrada na fábrica quanto na saída, o próprio Guisard vinha cumprimentar os trabalhadores e desejar boa sorte. Todo aquele que quisesse reclamar ou denunciar alguma coisa poderia fazê-lo diretamente com ele depois do expediente. Guisard criou ambulatórios, teatros, quadras para esporte, time de futebol e até colônia de férias para os seus trabalhadores em Ubatuba.
O período em que a CTI se desenvolveu foi fundamental, já que o café, a maior fonte de renda do Vale do Paraíba começou a cair. "A CTI surgiu como uma alternativa para o Vale do Paraíba, principalmente depois da chegada da ferrovia, que ligou a região à capital paulista”, explica o historiador econômico Fábio

Relacionados