A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL E A PEQUENA PROPRIEDADE.

2425 palavras 10 páginas
Resumo:
A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL E A PEQUENA PROPRIEDADE.
Rui Erthal.
Universidade federal fluminense
Paj-49 Foi no primeiro quartel do século XX que se iniciaram migração e a colonização européia no Brasil. as colônias estabelecidas deparam-se com uma serie de problemas ligadas as estruturaras materiais e mentais, econômica, social, política e cultural.
Faz-se obrigatório examinar o processo histórico e identificar as estruturas forjadas pelos interesses do sistema dominante, as formas de apropriação do território e as relações do trabalho existente. O sistema colonial português no Brasil assentou-se na propriedade monocultora e exportadora com base na mao de obra escrava voltada ao mercado interno com base no trabalho familiar- características típicas da colonização européia.
A FORMAÇAO SOCIAL NO BRASIL COLONIA- UMA DISCUSSAO HISTORIOGRAFICA.
Pag-50 Nos séculos XV e XVI a Europa ocidental passou por mudanças significativas. Gorender, 1978:109, apontam alguns aspectos de ordem econômica tais como:
A expansão comercial ultramarina, criando um mercado mundial;
O inicio e desenvolvimento do colonialismo;
A criação do mercado mundial e a expansão colonialista impondo a acumulação de capital e acelerando a formação do capitalismo;
A historia da humanidade tornando-se pela primeira vez universal. As terras que passaram a constituir o Brasil, foram alvo de cobiça de diversos países europeus e acabaram incorporadas à coroa Portuguesa, que nelas implantou o sistema colonial.
A historiografia vem-nos ofertando no período de 1960 a 1980, o empolgante debate sobre o caráter e sentido dessa colonização, ligados a corrente marxista.
O acervo produzido apresenta variadas posturas metodológicas e conceituais bem distintas entre si, deixando em aberto muitas questões fundamentais. Amaral lapa, num esforço classificatório, distinguiu os autores (obras) em quatro grupos. São eles:
Pag. 51
Autores que aceitaram a tese da predominância de um modo

Relacionados

  • Jos Joaquim Gomes Canotilho Direito Constitucional
    407290 palavras | 1630 páginas