A COES O TEXTUAL

Páginas: 3 (747 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2015

A COESÃO TEXTUAL
O vocábulo “texto” tem origem do latim “textum”, que significa “tecido”. Fazendo-se uma analogia, podemos pensar que um tecido é resultado de uma união de pequenos fios que secosturam até um determinado limite de extensão. Já no caso de um texto, temos elementos que precisam, também, estar “costurados” para que formem um dado sentido.
Um texto com coesão é umtexto conectado, interligado. Além de uma sequência lógica (coerência), um texto precisa que suas ideias estejam encadeadas.

Os elementos coesivos
Podemos utilizar diversos mecanismos linguísticos para exercer a coesãoem um texto.Conjunções, sinônimos, pronomes, numerais, advérbios são alguns exemplos. Observem o exemplo a seguir:

Notem na frase: “Senhor, o índice de violência cresceu tanto, que já não há maisespaço no gráfico para apontá-lo”, a presença de dois mecanismos coesivos: o conectivo “que” estabelecendo uma relação de consequência entre as orações e a forma verbal junto ao pronome oblíquo“apontá-lo”, substituindo a expressão “índice de violência”.

A coesão no período composto
Além de nos preocuparmos com os elementos coesivos, para que um texto tenha coesão, devemos estar atentos à construçãode períodos compostos. Observe o exemplo a seguir:
A sociedade que aguarda uma atitude do governo brasileiro que nada faz para amenizar o desemprego e a criminalidade no país.
Analisando-o, temos asseguintes ideias subordinadas:
1) A sociedade
2) que aguarda uma atitude do governo brasileiro
3) que nada faz
4) para amenizar o desemprego e a criminalidade no país.
Notem como o segundo trecho estásubordinado ao primeiro, que seria a primeira oração, mas que está truncada; a terceira parte também acompanha essa relação de subordinação; a quarta tem o sentido de finalidade em relação à terceira.O grande problema do período está na primeira parte, que está incompleta. Houve uma sucessão de inserções e a ideia inicial não foi desenvolvida. Reescrevendo-se o período, poderíamos ter, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COES O TEXTUAL
  • Exerc cios coes o textual
  • Coes O E Coer Ncia Textual
  • Mecanismos De Coes O Textual
  • Coes o Textual Contexto e Intencionalidade
  • COES O TEXTUAL E CONCORD NCIA TRANSFR STICA
  • ATIVIDADE DE PORTUGU S SOBRE COES O E COER NCIA TEXTUAIS
  • no~çoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!