A coesão e a coerência nos textos de jornal: um estudo do informativo semanal “o serrano”

Páginas: 8 (1917 palavras) Publicado: 1 de março de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA-PROED
ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Professora: Joelma Rodrigues
Acadêmica: Francisca Assunção Albuquerque da Silva






PROJETO DE PESQUISA

A COESÃO E A COERÊNCIA NOS TEXTOS DE JORNAL: UM ESTUDO DO INFORMATIVO SEMANAL “O SERRANO”SOBRAL- 2012

1. INTRODUÇÃO
Normalmente, quando se fala em texto vem à mente um papel com algo escrito que se compreende ao ler, no entanto, o texto tanto pode ser oral quanto escrito e com qualquer extensão, porém capaz de produzir comunicação (interação) entre interlocutores.
Com o surgimento da linguística textual (LT) o conceito de texto sofreu diversas modificações, uma delas e que deixou deser visto como algo pronto e acabado, ou seja, o de que o sentido do texto depende exclusivamente do que é falado ou escrito. O texto era visto fora do contexto. No entanto, Guimarães (1990,p.150) diz que:

sob um outro prisma de reflexão, vê-se o texto, de um lado, como sistema concluído, de um lado, como um conjunto hierarquizado de configuração estruturais internas de outro todo, como umobjeto aberto, plural, dialogicamente ligado ao contexto extraverbal.


Assim, o texto passa a ser visto com suas configurações estruturais, como: língua, gramática, tipologia, etc e também como vinculado ao contexto extraverbal com intencionalidade, assunto, significância, ideologia. Um texto é constituído essencialmente, por aspectos tanto formais quanto pragmáticos.

2. JUSTIFICATIVA
ParaSchemidt o conceito de texto está mais centrado no prisma da comunicação, ou seja, o texto é qualquer atuação de comunicação. Koch afirma que o fio condutor do texto é a textualidade, a qual é responsável pelo universo da significação do texto. Ela define a textualidade da seguinte forma:

textualidade ou textura é o que faz de uma sequência linguística um texto e não uma sequência ou umamontoado aleatório de frases ou palavras. A sequência é percebida como um texto quando aquele que recebe é capaz de percebê-la como uma unidade significativa global (Koch e TRAVAGLIA, 2009, P.26).

Desta forma, percebe-se que o texto faz conexões com os conhecimentos linguísticos, conhecimentos sociais e conhecimentos e mundo. Costa Val, em seu livro Redação e Textualidade, responde a questão sobre oque é textualidade (textura) da seguinte forma:

Chama-se textualidade (textura) ao conjunto de características que fazem com que um texto e não apenas uma sequência de frases. Beaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsáveis pela textualidade (textura) de um discurso qualquer; a coerência e a coesão, que se relacionam com o material conceitual e linguístico do texto e aintencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que têm a ver com fatores pragmáticos envolvidos no processo sociocomunicativo( 2004, P.5).

A produção dos sentidos do texto (textualidade) envolve diversos fatores, fatores estes relacionadas com os aspectos formais e programáticos do texto. Desta forma, o texto é uma atividade verbal, social, contextual,criativa, intencional e interacional.
Dentre os diversos fatores de textualidade, dois estão relacionados ao aspecto formal, ou seja, linguístico do texto: a coesão e a coerência. Sobre os quais farei uma breve discussão.
Ao estudar a coesão percebe-se que alguns termos ou palavras são responsáveis pela ligação entre as partes do texto, ou seja, responsáveis por articular os sentidos de cadaparte de um texto ao sentido do todo. Koch (2010, p.45) conceitua como “fenômeno que diz respeito ao modo como ao elementos linguísticos prestes na superfície textual se encontram interligados entre si, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos”
A coesão textual é vista como um conjunto de recursos linguísticos que orientam a construção da continuidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • textos de coesao e coerencia
  • Texto, textualidade, coerencia e coesão
  • ESTUDOS DO TEXTO: COESÃO, COERÊNCIA E TIPOLOGIA À PRÁTICA EDUCATIVA 2
  • Texto: circuito Fechado / Coesao e Coerencia
  • Interpretação e introdução de texto. Coesão e coerência.
  • resumo a construção dos sentidos no texto: coesão e coerencia
  • Resumo A construção do sentido no texto: coesão e coerencia
  • Coesão e coerência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!