A CIVILIZA O MESOPOT MICA Hercilia

731 palavras 3 páginas
A CIVILIZAÇÃO
MESOPOTÂMICA
“ Terra entre rios”

Escola Estadual Hercilia Carvalho da Silva
Nome(s): Brendha Emily, Elias Souza,
Guilherme Ribeiro, Joao Paulo, Matheus
Nascimento
Professor(a): Euda
Disciplina: Historia

Data: 26/03/2015

Desde o período Neolítico os grupos humanos passaram por grandes transformações. Foi desenvolvida a agricultura, a pecuária e novas produções de objetos de metais, cerâmicas, confecção de tecidos.
A população também aumentou e as necessidades e organização da vida destas comunidades passaram por um forte desenvolvimento, explorando e transformando cada vez mais o meio natural.
Surgiu a necessidade de manter a ordem e o controle sobre a convivência e a produção.
As comunidades primitivas formaram o Estado, criaram a escrita e as leis, forças militares, hierarquias sociais e religiosas. Guilherme

Entre a Europa, a Ásia e a
África, numa região conhecida como Crescente
Fértil, foram desenvolvidas as primeiras civilizações.
A região atraía a migração de povos nômades que foram fixando-se às margens de grandes rios, onde passaram a desenvolver atividades e formar comunidades complexas. As primeiras civilizações da região dependiam dos regimes de enchentes dos rios e suas atividades eram coordenadas pelo Estado.
Guilherme

A MESOPOTÂMIA
Localização: entre os rios
Tigre e Eufrates, numa região desértica cercada pela planície da Arábia e o
Planalto do Irã.
Características: clima árido, relevo montanhoso.

• Norte: Assíria
• Centro: Acad
• Sul: Sumer

Guilherme

1- Os Sumérios
Originários da região centro-asiática, os sumérios se estabeleceram na região sul da Mesopotâmia (Sumer) antes do IV milênio a.C.
Desenvolveram a primeira civilização complexa e construíram as primeiras cidades-Estado. Entre estas cidades estavam Ur, Uruk, Lagash, Eridu. Cada cidade era governada por um patesi (rei).
Os sumérios desenvolveram a roda, o arado de cobre, utilizaram a força animal para o transporte, construíram canais de irrigação e diques.

Brendha

Relacionados