A Civilização Bizantina

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA

Introdução:
O Império Bizantino teve inicio em 330, ano em que o imperador Constantinus I, mais conhecido como Constantino, definiu a cidade de Bizancio como a capital do império romano do oriente. A civilização bizantina preservou para a cultura universal grande parte dos conhecimentos do mundo antigo,documentos relativos ao direito romano, fonte das normas jurídicascontemporâneas e a literatura grega. Enquanto o Império Romano do Ocidente se ruralizava, o Oriente se desenvolvia cada dia mais em aspectos tecnológicos e econômicos. As camadas mais pobres da sociedade bizantina viviam imensamente melhor que a plebe ocidental, as religiões em dado momento se diferenciaram,enquanto no ocidente havia os católicos no oriente havia os ortodoxos. Fatos como essetiveram grande influencia para que o Império Bizantino se tornasse a Nova Roma.

Desenvolvimento:
Antes de Roma cair em completa decadência seu território foi dividido em Império Romano Ocidental com sua capital em Milão e Império Romano Oriental com sua capital em Constantinopla. No Ocidente o império se fragmentou em diversos reinos bárbaros e o poder estava nas mãos dos senhores feudaisenquanto no Oriente se consolidou a civilização bizantina com o imperador tendo o poder centralizado.

Cultura:
O Império Bizantino englobava a Grécia, o Egito e outras regiões de cultura helenística. Por essa razão, o helenismo predominou em Constantinopla e o grego transformou-se em língua oficial a partir do século VII d. C., a cultura e a educação eram imensamente valorizadas, a sociedade eramuito ligada à fé cristã.
  A cultura bizantina reproduzia um enorme poder romano, grego e oriental. A cultura coordenava o luxo e a riqueza do Oriente com o equilíbrio e a sobriedade dos romanos. Uma das grandes artes está nas igrejas, coroadas por majestosas cúpulas, distintas do estilo das basílicas romanas. Uma das mais importantes construções da arquitetura bizantina é a Igreja de Santa Sofia,em Constantinopla. Simples por fora, mais exuberante por dentro. Os artistas cobriram-na de mosaicos azuis e verdes sobre fundo negro, com figurinhas geométricas, retratando a imagem de Cristo e cenas do Evangelho. 
A evolução da cultura bizantina decorreu do século IV ao século VII, numa luta encarniçada entre o cristianismo e a herança antiga. A Igreja afirmava a sua dominação espiritual.Embora a história bizantina tenha abrangido um período equivalente ao da Idade Média, o padrão cultural era bem diferente do que predominava no Ocidente. A variedade de povos e culturas reunidas no Império dificulta uma caracterização geral sobre a cultura dos bizantinos. Sendo assim, qualquer tentativa de generalização torna-se precária.Constantinopla, antes conhecida como Bizâncio tinha um intenso comércio terrestre e principalmente marítimo, importando e exportando produtos como especiarias, obras de arte e jóias com a Europa, a África e a Ásia e tornou-se assim o centro comercial da Idade Média.

Sociedade:
Em Constantinopla as classes sociais se misturavam pelas ruas e bairros, e suas classes sociais eram demonstradas a partirde suas roupas.Todos os cidadãos de Constantinopla tinham direito a escola e todos tinham água que era transportada por aquedutos e armazenada em cisternas.Os imperadores bizantinos eram vistos como representantes de Deus na Terra e tinham poderes ilimitados sobre qualquer aspecto da vida social,política, religiosa e econômica.
Imperador Justiniano I (527 ± 565 d. C.):
O imperador Justiniano foium dos mais importantes na história bizantina, ele foi responsável pela culminância da civilização bizantina. Adotou uma política expansionista que conseguiu conquistar o norte da África e as penínsulas Ibérica e Itálica. Ao longo de seu reinado, Justiniano conseguiu conter o avanço militar dos persas e búlgaros sob a região balcânica. Logo depois, empreendeu a expulsão dos vândalos do Norte da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civilização bizantina
  • Civilizaçao Bizantina
  • A civilização bizantina e o islamismo
  • Civilização Bizantina trab
  • bizantina
  • bizantina
  • Bizantina
  • Civilizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!