A civilização bizantina e o islamismo

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
Enquanto na Europa Ocidental o Império Romano se desagregava, sofrendo invasões bárbaras e a formação de novos reinos, na parte oriental do Império Romano a situação era totalmente diversa.

Desde o século IV, quando os filhos do imperador Teodósio herdaram as duas metades do Império Romano, a parte situada a leste e com capital em Constantinopla prosperou. Durante mil anos, umamistura de influências romanas, gregas e orientais criou uma civilização com características originais, cujas maiores contribuições situaram-se no campo da arte e da cultura.

Ao mesmo tempo, partindo da região da Península Arábica, um povo nômade, habitante de regiões desérticas, iniciou sua expansão em direção à Ásia e à África. Impulsionado pelas palavras de um profeta de nome Maomé, chegou ainvadir a Península Ibérica, deixando sinais de sua presença na arquitetura e na língua de seus habitantes.
Maomé, profeta árabe nascido em Meca, foi responsável pela criação da religião mulçumana e do império árabe. Fazia parte da tribo dos Coraixitas, mas era descendente dos Haxemitas. Com apenas 6 anos de idade Maomé ficou órfão e foi criando primeiramente pelo avô paterno, e depois pelo tioque foi quem incentivou Maomé a entrar no comércio, assim passou a ter contato com diversas religiões, especialmente o cristianismo e o judaísmo, e dessa forma construiu um ecletismo religioso. Além de sua habilidade política, Maomé era chefe militar e legislador, dando sempre privilégio à religião. DESENVOLVIMENTO
A civilização bizantina
A parte oriental do Império Romano passou a ser também denominada Império Bizantino, pois sua capital era uma antiga colônia grega chamada Bizâncio. No século IV, sob o governo do imperador romano Constantino, a cidade foi reformada e recebeu o nome de Constantinopla. Atualmente pertence ao território da Turquia e chama-se Istambul.

A localização deBizâncio, entre a Ásia e a Europa, permitiu-lhe um intenso desenvolvimento comercial.

Produtos do Extremo Oriente, tais como sedas, especiarias e marfim, eram revendidos na Europa Ocidental, juntamente com os produtos locais (tecidos, jóias, artesanato fino). Essa grande movimentação atraiu para a cidade comerciantes de todas as nacionalidades.

Constantinopla tornou-se a "capital doOriente", abrigando uma enorme população, embora o Império Bizantino possuísse outra grandes cidades, como Nicéia, Antioquia, Salônica ou Alexandria. Algumas delas situavam-se em regiões férteis e produziam importantes itens agrícolas, como o trigo, ou uvas para a produção vinícola.

A organização política tinha como expressão máxima a figura do imperador, o qual, auxiliado por inúmeros funcionários,comandava o exército e liderava a Igreja, que se autodenominava ortodoxa. O imperador era, portanto, muito poderoso e considerado um representante de Deus na terra, chegando mesmo a ser retratado com uma auréola em torno da cabeça. Com a Igreja local estivesse subordinada à sua autoridade, foi havendo um afastamento cada vez maior em relação à Igreja ocidental, que obedecia ao papa. Mais tarde,esses laços foram rompidos definitivamente, existindo até hoje a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.

Além da rica nobreza, também os comerciantes e artesãos tinham uma situação econômica privilegiada. Os camponeses, entretanto, viviam sob um regime de servidão e pobreza.
Origem do islamismo
Após completar 40 anos, seguindo a tradição, Maomé cumpriu sua missão de aclamar as revelações trazidasde Deus pelo arcanjo Gabriel. Maomé revelava que só havia um Deus, de quem ele era profeta, e esse monoteísmo entrava em contradição com as crenças tradicionais dos Coraixitas, e com isso Maomé foi ridicularizado e em seguida perseguido, em vista disso, Maomé foi obrigado a se refugiar para Iatribe em 622. 
Nesta região havia um confronto entre as tribos árabes e os judeus, e Maomé conseguiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • civilização bizantina
  • Civilização bizantina
  • A Civilização Bizantina
  • Civilizaçao Bizantina
  • Civilização Bizantina trab
  • bizantina
  • bizantina
  • Bizantina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!