A Cifra de Vègenere

412 palavras 2 páginas
A cifra de Vigènere
A cifra de Vigènere utiliza-se de substituição, seu funcionamento é parecido com a cifra de Cesar, porem o deslocamento das letras é variável e determinado por uma frase ou palavra-chave.
Criada por um diplomata francês do século XVI, Blaise de Vigenère ,apesar disso foi muito utilizada no século XlV pelo desenvolvimento do telegrafo, considerado inquebrável.
Um Engenheiro inglês, Charles Babbage, Foi o primeiro a quebrar a cifra de Vigenére, quase 300 anos depois de criada. Babbage criou um esquema que começa por tentar descobrir o tamanho da chave, baseado na repetição de sub cadeias.
A cifra Playfair
Foi criada por Charles Wheatstone em 1954, é uma substituição poli alfabética em bloco, as letras são tomas de duas a duas de acordo com as regras aplicadas contendo o alfabeto cifrante.
Assim é mais difícil de quebrar do que com substituição letra a letras, pula de 26 para 676 possibilidades.
Uma tabelinha 5 x 5 é utilizada, onde coloca-se todas as letras, uma forma de se começar a preencher é iniciar com uma palavra-chave e completar com as letras do alfabeto em ordem.
Usando exemplo do “playfair”:

Algumas regras:

As letras de um bloco podem ter apenas 3 localizações na grade: estão na mesma linha, estão na mesma coluna ou estão em linhas e colunas diferentes. Portanto, existem apenas 3 regras que devem ser aplicadas aos blocos digrâmicos:

1. Letras na mesma linha são substituídas pelas letras à sua direita. Caso uma das letras do bigrama esteja na última coluna da grade, "roda-se a linha" e utiliza-se a letra da primeira coluna.
2. Letras na mesma coluna são substituídas pelas letras abaixo delas. Caso a letra esteja na última linha, "roda-se a coluna" e utiliza-se a letra da primeira linha.
3. Letras em linhas e colunas diferentes: as letras do bigrama formam um "quadrilátero" e são substituídas pelas letras posicionadas nos cantos contrários do quadrilátero.

Cifra ADFGVX

É um método de criptografia que

Relacionados

  • Tecnicas criptográficas, conceitos, usos e aplicações.
    4496 palavras | 18 páginas
  • Criptografia
    967 palavras | 4 páginas
  • Criptografia de dados
    7045 palavras | 29 páginas