A cidade ideal

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CIDADE IDEAL 4
2.1. EXEMPLO DE CIDADE IDEAL 9
3. CONCLUSÃO 11
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12






















1. INTRODUÇÃO

Estetrabalho refere-se ao estudo da cidade, especificamente na época do Renascimento, período no qual os renascentistas criaram diversos modelos de cidades ideais seguindo os preceitos básicos da doutrina deVitrúvio e utilizando as formas de arte da antiguidade romana e grega como inspiração. Criações estas mais utópicas do que reais.



















2. CIDADE IDEAL

O períodorenascentista, nos leva a crer que este seria restaurador para a arquitetura, porém não foi exatamente isso que ocorreu. Pode-se dizer que o renascimento foi mais um movimento intelectual, quereconstruiu intelectualmente muitas antiguidades clássicas da arquitetura.
Do tratado de Vitrúvio, três requisitos básicos foram seguidos pelos arquitetos renascentistas: firmitas, utilitas e venustas.Destes princípios, surgiu uma criação utópica da cidade ideal do Renascimento.
Para Vitrúvio, era importante defender as cidades dos ventos predominantes, sendo assim, o traçado das cidades deveriaobedecer esse aspecto. Alguns afirmavam que eram só quatro ventos, porém outros estudaram mais a fundo e descobriram oito tipo de ventos. Andrónico Cyrrhestes era um destes e construiu uma torre demármore em Atenas, com traçado octognal, chamada de Torre dos Ventos. Com sua forma, simboliza a cidade ideal de Vitrúvio, e a partir dela a cidade do Renascimento.
Esta cidade constitui-se de uma plantaem formato de octógono, rodeado de muralhas, não podendo ter muitos ângulos, para os inimigos serem vistos de vários lugares. A cidade poligonal foi aprovada como idealmente perfeita, tendo umaorganização circular, podendo sua planta ser inscrita num círculo.
Diversas interpretações surgiram seguindo o traçado vitruviano, entre elas:
Daniel Bárbaro


Francesco de Giorgio Martini,foi um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Cidade Ideal
  • Cidade Ideal
  • Cidades Ideais
  • A cidade ideal
  • cidade ideal
  • A cidade ideal de Da Vinci
  • A CIDADE IDEAL SEGUNDO ARISTÓTELES
  • O cidadão contra a cidade ideal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!