A cidadania e a participação política

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
[pic]

[pic]



A CIDADANIA
“Chamamos cidadãos os homens considerados como desfrutando de todas as vantagens que a cidade proporciona em virtude do direito civil” Spinoza

A palavra política vem de polis que significa cidade. A palavra latina corresponde à palavra grega polis é civitas. Portanto, cidadão, em princípio, significa aquele que vive na cidade. Mas o conceito de cidadania ébem mais abrangente. Pertencer a uma cidade significa, em sentido mais amplo, ser um ente político. Todos nós, queiramos ou não, vivemos em sociedade e, portanto, exercemos atividades de caráter político. Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade, promovendo, assim, a melhoria das condições de vida de todos. Exercer a cidadania vai desde o simples gesto de dar bom dia ao seuvizinho, dizer obrigado ou pedir desculpa, recolher, separar e colocar o lixo na lixeira, respeitar os sinais de trânsito, conservar os espaços públicos, não pichar os muros da cidade, manter os rios e lagos livres de poluição... até lutar contra a exclusão social, o preconceito, propor soluções para combater a miséria e o abandono dos que não têm abrigo, etc. Preocupações que começam com a suacasa, passam pela rua, pelo bairro, pela cidade, pelo país e chega ao Planeta como um todo.

A idéia de cidadania é bem antiga e nem sempre teve o significado que tem hoje. Na antiga Grécia eram considerados cidadãos os homens livres e isso significava somente aqueles que não precisavam trabalhar para sobreviver. Eles eram os únicos que podiam participar de decisões políticas. Comerciantes,artesãos, mulheres, escravos e os estrangeiros não eram considerados cidadãos. Na Roma Antiga também só os homens livres eram considerados cidadãos, mas nem todo homem livre era cidadão. A sociedade romana era formada por três classes: os patrícios (descendentes dos fundadores), os plebeus (descendentes dos estrangeiros) e os escravos (prisioneiros de guerra). Patrícios e plebeus eram livres, mas só ospatrícios eram considerados cidadãos, só eles tomavam decisões e assumiram cargos públicos. Mulheres, crianças e escravos também eram excluídos da vida pública.

A idéia de cidadania evoluiu muito ao longo dos tempos, em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas apesar de toda evolução, de certa forma, ainda persiste entre nós uma idéia restrita de cidadania reduzida ao predomínio do sentido do deversobre o do direito, o que explica, por exemplo, o fato de que votar no Brasil é um ato obrigatório. Ainda precisamos evoluir para um nível de consciência que nos leve ao entendimento de que nossos direitos não são concessões, mas conquistas. Acostumamos a aceitar que algumas pessoas têm mais direitos que outras. Ainda achamos “normal” conseguir as coisas através de apadrinhamento, por meio dovelho “jeitinho brasileiro”, ainda consideramos que para se conseguir algo é necessário bajular alguém e ainda julgamos que se algo é público significa que não é de ninguém.

Você, por exemplo, já parou para pensar no valor que tem a sua carteirinha de estudante? Saiba que ela não é um simples documento de identificação com foto e número, ela representa uma conquista política dos estudantes, elaconfere a você direitos que precisam ser exercidos, preservados e valorizados. Direitos que não foram dados aos estudantes por um ato de generosidade de nenhuma autoridade. A ninguém devemos agradecer nossos direitos, eles não são favores. Ter essa consciência é ser cidadão. A cidadania está em permanente construção, ela é o resultado da luta constante do ser humano por justiça, liberdade edignidade, contra a opressão e a discriminação.

A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA


Você já se questionou de que maneiras pode participar ativamente da vida política do seu país?

Segundo a Constituição, somos todos livres e iguais perante a lei. Temos direito à liberdade de pensamento, associação, locomoção. Contudo, as desigualdades sociais, a miséria, o desemprego e o analfabetismo limitam o exercício...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cidadania, democracia e participação política
  • Participação política e cidadania
  • A Importância da Participação Política na Construção da Cidadania
  • Participação politica
  • Etica e cidadania: a reserva de cotas eleitorais para a mulher e a conquista do direito de participação política
  • participação politica
  • participação política
  • Participação Política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!