A CIDADANIA E AUTONOMIA NO CONTEXTO ESCOLAR: PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS

Páginas: 18 (4411 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
A CIDADANIA E AUTONOMIA NO CONTEXTO ESCOLAR: PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS
Maria Rosa de Barros (*)

RESUMO
Esse artigo apresenta reflexões suscitadas na leitura de textos sobre Psicologia Educacional, nos quais me chamou a atenção a questão de construção de práticas pedagógicas numa perspectiva de cidadania e autonomia. Permeiam o texto, conceitos de educação, ensino, escola,formas de currículo, técnicas de ensino e o posicionamento do professor em sala de aula. Tudo isso, procurando desvelar as questões de uma sociedade “democrática”, onde ocorre estratificação social e cultural, e o currículo é uma forma de controle, legitimador de saberes. Tudo isso num contexto escolar, num universo de conhecimentos, de sujeitos diversificados, desigualdades sociais e exclusão.Palavras-chave: Autonomia; Cidadania; Escola


O presente artigo tem por finalidade abordar o tema autonomia e cidadania sob o enfoque pedagógico. Algumas questões foram importantes para escolha desse tema para o artigo: O que pretendo com minha ação pedagógica? Em que tipo de sociedade quero viver? Que tipo de homem e de sociedade eu quero formar? Que tipo de profissional e dehomem eu quero ser? Etimologicamente autonomia significa o poder de dar a si a própria lei. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis políticos e sociais estabelecidos na constituição. A partir desses conceitos levantaremos a questão principal do nosso artigo: Será possível construir práticas pedagógicas que se aliem a uma perspectiva de cidadania e autonomia?
Almeja-se demonstrarnesse artigo que no mundo moderno, globalizado, mas ao mesmo tempo, com valores sociais injustos e numa luta de dominados e dominantes, pode-se tentar produzir um cidadão autônomo, que reflete sobre sua ação no mundo e é capaz de interferir de forma ativa, transformando o seu meio e o que lhe envolve. Vários fatores interferem nesse processo, como por exemplo, a escola e o currículo e o professor, eeles serão analisados no decorrer do trabalho.

A educação participa do processo de produção de crenças e ideias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedade. De acordo com o Pequeno Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, educação é “Ação exercida pelas gerações adultassobre as gerações jovens para adaptá-las à vida social; trabalho sistematizado, orientador, pelo qual nos ajustamos à vida de acordo com as necessidades ideais e propósitos dominantes”. (1973, p.23)
A educação é o processo central da humanização, e a escola, o principal lugar para estudar a dimensão cultural, especificamente humana do desenvolvimento. A educação escolar, como prática social que é,cumpre outras funções relacionadas com a dinâmica e o funcionamento da sociedade em seu conjunto. Num momento marcado pelas demandas da industrialização (década de 90), a escola ganhou novas responsabilidades, precisando voltar-se para a resolução de problemas sociais gerados pelas mudanças econômicas da sociedade. As demandas sobre a escolarização aumentaram, como forma de fazer face à rápidaurbanização e às necessidades de trabalhadores no setor produtivo. Surgiu, assim, a preocupação com a eficiência da escola que tem como função socializar o jovem de acordo com os parâmetros da sociedade industrial em formação. Agora, a nova cultura tecnológica põe em jogo novas modalidades de pensamento, de comunicação e de ação que o indivíduo deverá assimilar para responder aos novos desafios daprodutividade. A escola e o currículo passam a ser importantes instrumentos de controle social. A educação escolar tem a função de conservar, reproduzir e legitimar determinados aspectos da ordem social e econômica estabelecida, também de controle ideológico, e formar as pessoas de acordo com as necessidades do sistema de produção.
Como a escola exerce a função educacional e quais são os fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente e cidadania no contexto escolar
  • Práticas do Inspetor no Contexto Escolar atividades
  • As práticas pegogicas em contextos não
  • Narrativa museológica no contexto de práticas escolares
  • RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL O CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIFICULDADES DA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
  • Relatório de pesquisa e prática profissional – contexto escolar
  • Resumo do livro Comunicação, Informação e Cidadania refletindo práticas e contextos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!