A CIDADANIA NUMA PERSPECTIVA FEMINSTA

2124 palavras 9 páginas
A CIDADANIA EM UMA PERSPECTIVA FEMINISTA

SOUZA, Gislene Ferreira de 
FACHINA, Andreza Mendes 

Resumo: Esta produção textual pretende fazer uma análise das mudanças ocorridas na história, em relação ao papel social da mulher na sociedade e a busca incessante de afirmação desta com relação à cidadania plena e a luta contra a subjugação do homem sobre a mulher em uma perspectiva feminista. Os homens mantiveram o monopólio sexual, moral e social por muito tempo, mas ao longo das últimas décadas a desigualdade de gênero foi amenizada, no entanto, a questão sexual ainda é um fator dificultante quando se trata do protagonismo da mulher acerca de seus direitos sociais. Fazendo um resumo histórico do papel social da mulher, as mudanças deste e a persistência do monopólio sexual e moral dos homens, aspira-se, através da pesquisa realizada com o movimento Coletivo Feminista Pagú, da Baixada Santista (pesquisa feita virtualmente), analisar a nova demanda trazida pelas mulheres que mesmo tendo chances relativamente iguais no mercado de trabalho e assumindo-se por vezes como chefe de família, ainda encontram dificuldades por suas condições biológicas.
Palavras-chave: mulher; feminismo; cidadania, Serviço Social.

1. Introdução:
Ao longo do processo histórico muitas mudanças ocorreram de forma positiva, como a conquistas dos direitos sociais pelas mulheres, porém não apagaram os dogmas de violência e discriminação motivados pela Igreja e pela cultura patriarcal, que define e demita os papéis sociais dentro de um modelo familiar idealizado.
Comumente surgem novos papéis sociais, novas formas de família, novas de exercer a sexualidade, quebrando a hegemonia desse modelo social. Neste contexto se insere o feminismo, com o intuito de protestar contra a relação de subjugação ao homem e tendo consciência das diferenças anatômicas sexuais entre os gêneros, buscar uma relação de igualdade social.
Buscando um equilíbrio entre o feminismo radical (que esbarra no machismo)

Relacionados

  • Epistemologia Feminista
    6389 palavras | 26 páginas
  • A mulher moderna
    82031 palavras | 329 páginas