A ciência e a nossa tecnologia

Páginas: 4 (998 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
A ciência e a nossa sociedade
by Efraim Neto, Brasil

Vivemos um momento muito interessante dessa nossa odisséia terrestre. As diversas formas de fanatismos estão cada vez mais próximas de todasas nossas relações sociais, afetivas e mecânicas. Tivemos, nessa grande concepção de construção científica, a formulação de uma visão extremamente fechada do que venha ser ciência, tecnologia, entreoutros processos existentes dentro de nossas relações sociais, sejam elas de poder ou não.

Segundo Berkeley, o mundo em si não existe, mas é criado por nosso pensamento. Ou seja, as idéias criam arealidade, precedendo-a, portanto. E essa é a realidade da construção de nossa comunicação. Vivemos em um mundo que crê apenas naquilo que o nosso pensamento epistemológico construiu através dacomprovação científica. A construção dessa sociedade, que chamamos de “moderna”, está baseada no velho e antigo egocentrismo humano. Sentimento cada vez mais consolidados nos diversos fanatismos - mecanizaçãodo processo de consolidação cultural.

Segundo Politzer (1961), o idealismo, assim como a religião, provém da ignorância dos homens a respeito do mundo. E diz que como conseqüências disso, os homensbuscam explicar tudo pela voz de Deus. Na realidade de nossa constituição social, hoje essa afirmação possui a mesma equivalência para a crença na ciência. Daí crenças, como as dos antigos gregos,sobre a existência de quatro elementos, ou seja, água, terra, fogo e ar, e a propriedade que têm de não se decomporem.

Uma das coisas que mais chama a atenção nessa nossa sociedade de hoje, é aquebra daquilo que Aristóteles havia sinalizado acerca da questão da dependência existente entre os fenômenos do universo, os ciclos evolutivos presentes na história e o fato de tudo possuir causas econseqüências. Nossa sociedade perdeu a grande capacidade de compreender as questões da nossa história. Perdemos a grande capacidade de nos relacionarmos com o meio que nos cerca, e por conseqüência nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia e tecnologia
  • ciencias e tecnologia
  • Ciências e Tecnologias
  • Ciências e tecnologia
  • Ciência e Tecnologia
  • ciência e tecnologia
  • Ciencia e tecnologia
  • Ciencia e tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!