A ciência do costume

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
UFPB
Universidade Federal da Paraíba

|
Aluno: Fábio Alves de Oliveira Mat.: 11216620
Curso: Ciências Sociais - 1º período - Noite

|

|
|

A ciência do costume

Costumes e comportamento

A antropologia ocupas-se dos seres humanos como produto da vida em sociedade. Fixa sua atenção nas características físicas e nas técnicas industriais nasconvenções e valores que distingue uma comunidade de todas as outras que pertence a uma tradição diferente. O que distingue a antropologia das outras ciências é o que ela incluir no campo estuda sociedade que não faz parte da nossa sociedade.
Para os antropologistas os nossos costumes e os de uma tribo da Nova Guiné são dois esquemas sociais possíveis, que tratam do mesmo problema, e cumpre aoantropologista quanto antropologista, evita toda e qualquer apreciação de um em favor de outro. Interessa-o a vasta gama de costumes que existe em culturas diferentes, e o seu objetivo e compreender o modo como essas culturas se transforma e se diferencia, as formas diferentes por que se exprime, e a maneira como os costumes dos povos na vida do individuo nela incluído. O costume não tem sido consideradoassunto de grande importância. O funcionamento do cérebro constitui a única coisa digna parece constituir a única coisa importante para ser estudada; O costume, temos tendência para pensar, a conduta na forma mais vulgar. O que é verdadeiro é o papel que o costume desempenha no que se experimenta na vida diária e no que crê, e as verdadeiramente grandes variedades sob o que pode manifesta-se.A herança da criança

Não há ninguém que veja o mundo como uma visão pura de preconceitos. Vê-o sim o espírito condicionado por um conjunto definidos de costumes, e instituição, e modos de pensar, até o verdadeiro e o falso são referidos aos seus costumes tradicionais particulares. John Dewey disse que o papel desempenhado pelo costume moldar no comportamento do individuo. Quando se estudam asério ordens sociais que se puderam desenvolver automaticamente. A história da vida individual de cada pessoa é acima de tudo uma acomodação aos padrões de forma e de média transmitido na sua comunidade de geração em geração. Desde que o individuo vem ao mundo os costumes do ambiente em que nasceu moldam a sua experiência dos fatos e a sua conduta. Nenhum outro problema social nos cabe maisforçosamente conhecer do que este do papel que o costume desempenha na formação do individuo.

A nossa falsa perspectiva

O estudo do costume só nos pode aproveitar depois de aceitamos certos postulados; e alguns desses postulado tem encontrado erguida contra si uma oposição violenta. Em primeiro lugar todo estudo científico exige a ausência de tratamento preferencial de um ou de outro dos termos dasérie escolhida para estuda. Foi desse modo que aprendemos tudo que fazemos das leis da astronomia ou dos hábitos dos insetos sociais.
A antropologia foi, por definição impossível quanto a distinção entre nós e os primitivos. Foi necessário começar por atingir aquele grau de afinamento intelectual em que já não pomos a nossa crença em constante com a superstição do nosso vizinho; foi necessáriosaber reconhecer que aquelas instituições que assentam nas mesmas premissas, isto é: o sobrenatural devem ser considerado sob o mesmo aspecto aquela como nossa própria, para que tal impossibilite desaparecesse. O homem, através de toda a sua história defendeu como um ponto de honra a sua idéia de incomparabilidade, do seu caráter de ser excepcional. Nem a falta de continuidade lógica daargumentação, nem a duvidas sobre a natureza da alma nem a a circunstância de o sec. XIX não ter procurado afirmar a sua fraternidade com quaisquer estranho ao grupo nenhum desses fatos contaram contra a magnífica exaltação que se manifestou rapidamente perante a evolução propunha contra o conceito da excepcionalidade do homem, ser único entre os seres. De sorte que seja uma questão de imperialismo ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ciência do costume
  • A ciencia do costume
  • )“O restabelecimento das ciências e das artes teria contribuído para aprimorar os costumes?”
  • RESENHA CRITICA DO TEXTO ADMINISTRAÇÃO COMO ARTE, IDEOLOGIA, CIÊNCIA E COSTUME MORAL.
  • Costumes
  • Costumes
  • Costumes
  • Costumes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!