a China demovida do próprio centro pela imposição de tratados desiguais.

10418 palavras 42 páginas
Resumo AP 2 de História do Oriente
Aula 6 – O “Império do Meio” e sua abertura forçada: a China demovida do próprio centro pela imposição de tratados desiguais.
A China é hoje a 2ª maior economia mundial. A visibilidade e a importância mundiais da China são crescentes e, já há algum tempo, arrebatadoras. O mundo atual vê-se diante de um gigante renovado, um importador e exportador de imensas proporções, um parceiro indispensável para as economias capitalistas (como, fundamentalmente, a dos Estados Unidos) e um concorrente potencialmente temível. Em suma, a importância, o impacto e a influência da China no (e para o) mundo contemporâneo é já imensa e demonstra fôlego crescente.
A história da China entrelaçou-se de diversas formas (não raro conflituosas), ao longo do tempo, com a do Japão. Vale ressaltarmos que tanto China quanto Japão, conforme veremos, combinaram modernidade e tradição, aspectos vinculados a culturas orientais e ocidentais, de formas múltiplas, diante de desafios, ameaças à ordem tradicional e renovações, atravessadas ao longo da história contemporânea.
O “Império do Meio” - O imperador exerceria, segundo a tradição, o mandato do Céu, sobre um império que ocuparia, segundo acreditavam os chineses, posição de centralidade geográfica e cultural no mundo. Os “filhos do Céu”, os imperadores chineses, reinariam sobre o “centro da terra” – sobre o Império central, ou o “Império do Meio”, a China. O que estivesse fora das fronteiras da civilização chinesa, supunham as autoridades do Império Celestial, estaria, a princípio, à margem da civilização propriamente dita, na periferia, ou na “barbárie”. O país, no que concerne a aspectos culturais, políticos, governamentais e mesmo administrativos, foi profundamente influenciado pelo sistema ético confuciano, o qual procura ser uma resposta eficaz e elaborada a um entre outros desafios sociais de grande importância: a questão da estabilidade, da harmonia social, aposta na educabilidade intelectual e moral

Relacionados

  • Resumo AP 2 De Hist Ria Do Oriente
    300 palavras | 2 páginas